terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Quadrinhos: o homem que dizia ser Superman!

O maior super-herói da história dos quadrinhos, Superman deu seus primeiros passos (ou seriam voos?) na década de 40, ao ser criado pelos jovens Jerry Siegel e Joe Shuster. Mas, permeando a história desta criação, existe um quase anônima história, curiosa ao extremo. Conheça a seguir o homem que dizia ser Superman!

Após quatro décadas de extremo sucesso, os anos 70 testemunharam um caso bem ao estilo do mundo Bizarro presente no universo do herói. Em 1973, o desconhecido fisiculturista Mayo Kaan surgiu na mídia, afirmando ter sido o modelo para o visual do Homem de Aço. Segundo o atleta, ele teria sido visitado pelos artistas em 1936, quando teria fechado um contrato para posar para fotos, trajado com um rudimentar traje, sendo assim a inspiração para o personagem. Para "provar" a veracidade destes supostos acontecimentos, Kaan ofereceu imagens à imprensa, mediante pagamento de milhares de dólares.

Consultados, os criadores do herói desmentiram a história, afirmando nunca terem se encontrado com Mayo. Esta afirmação faz total sentido, visto que, na época, os dois jovens mal tinham dinheiro para comida, o que torna muito improvável a versão do halterofilista: a de que Siegel e Shuster teriam voado de Cleveland a Massachusetts somente para contratar um atleta local desconhecido para posar como um personagem que ainda não era sequer cogitado para alguma publicação. Além disso, um dos prédios a figurar nas fotos de Kaan não foi construído até 1940, quatro anos depois da alegada data da fotografia.

Existe uma outra versão para o caso, também não confirmada: a de que o homem teria posado como modelo para a série animada do herói, realizada em 1940 pelos Estúdios Fleischer. Então, anos depois, por engano ou má fé, teria resolvido tentar lucrar com tal participação, adulterando a história, para que se passasse por inspirador da origem do Homem de Aço.

Com a negativa da história na década de 70, Mayo Kaan sumiu por um bom tempo. No ano de 1997, retornou à mídia com a mesma história, publicando anúncios em jornais, onde alegava o mesmo de décadas atrás. Mesmo sendo desmentido novamente, o já ex-atleta continuou sustentando suas alegações até o ano de sua morte, 2002. Mesmo com todas os desmentidos, em sua lápide consta a inscrição "o Superman original", mostrando que sua versão o acompanhou até o final de sua vida.

Particularmente, mesmo sendo fã do personagem, eu só conheci esta história recentemente. E você, já tinha ouvido falar deste caso? Comente!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP