sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Promoção de lançamento do livro Estátuas de Sal!

Cenas grandiosas de destruição, mistérios milenares envoltos em segredos religiosos, organizações secretas, fugas desenfreadas e muito suspense. Você deve achar que estou falando de algum blockbuster de Hollywood, não é? Para sua surpresa, não estou! O assunto é literatura brasileira! A seguir, você vai conhecer a promoção ColorScreen, para o lançamento do livro Estátuas de Sal!

A obra mostra a saga de Alice, uma jovem envolta em um drama pessoal. Dez anos depois que Deus destruiu toda a cidade de São Paulo, em circunstâncias épicas, ela ainda tem que lidar com uma nova tragédia: seu pai foi encontrado morto, de maneira não esclarecida.

Em busca de respostas, ela inicia uma investigação, que culminará em uma atitude que ninguém teve a coragem de tomar, desde a devastação da capital: entrar nas ruínas proibidas da grande metrópole. Uma jornada muito arriscada, repleta de mistérios, perigo, criaturas sobrenaturais e muitas revelações que mudarão o destino da humanidade.

Para mais detalhes, artigos sobre a obra, vídeos, reportagens e etc, visite o blog oficial Estátuas de Sal!

A campanha de lançamento da obra conta com diversos booktrailers, prévias em vídeo do conteúdo do livro. Você pode ver todos clicando aqui, e a seguir, confira uma das peças:



Lançado recentemente pela Editora Novo Século, o livro foi escrito por André Cardinali, um paulista de 23 anos, que, assim como eu e você, tem paixão por cultura pop, cinema, séries, leitura e escrita. O André é meu amigo, nos formamos juntos em Comunicação, há dois anos atrás. Inclusive fizemos vários trabalhos juntos na época, e acabamos ganhando prêmios em festival por nossos programas de rádio e vídeos de conclusão de curso. E eu sei que ele escreve bem.

Por isso, quando soube do lançamento do livro, pensei em você, leitor do blog. Assim que terminei de ler "Estátuas de Sal", tive a idéia da promoção. E o mais legal: o vencedor ganhará o livro em sua casa, com uma dedicatória especial do autor!

Para participar, é muito simples. Você só precisa copiar a mensagem abaixo e publicar no seu twitter (incluindo o link, cole toda a mensagem):

Quero ganhar o livro Estátuas de Sal do blog ColorScreen! Dê rt, siga @pauloap e acesse: http://migre.me/3Wv4p

A promoção durará de hoje (dia 25/02/2011) até a próxima sexta (dia 04/03/2011), quando farei o sorteio (através do sorteie.me). O vencedor ou vencedora será avisado via Direct Message no Twitter (por isso os participantes devem seguir nosso perfil), e o nome será publicado neste post.

Se você quiser comprar o livro, confira alguns dos lugares onde isso é possível (lista completa aqui):
Livraria Cultura - Nobel - Saraiva - Siciliano - Submarino - Fnac - Editora Novo Século - Direto com o autor (autografado e com marcador)

E acompanhe também o twitter oficial do livro: @estatuas_de_sal

Eu espero que todos possam participar da promoção, para que esta possamos sempre fazer sorteios e concursos aqui no ColorScreen! Participe!

ATUALIZAÇÃO - 04/03/2011: O sorteio acaba de ser feito, através do site sorteie.me, aqui está o print: sorteio. Quem ganhou foi o perfil @taenunes, que será avisado via DM!

Obrigado a todos pela participação!

Read more...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O dia em que Chapolin apareceu em Hollywood!

Herói maior da América Latina, ídolo de crianças e adultos há décadas ou simplesmente o polegar vermelho. Esse é Chapolin Colorado, personagem interpretado por Roberto Goméz Bolaños, que é ícone total de nossa cultura televisiva. E, neste post, vamos descobrir uma raridade: o dia em que Chapolin apareceu em uma comédia clássica de Hollywood!

É claro que o título deste post é uma brincadeira, apesar de não deixar de ser verdadeiro. Infelizmente, não tivemos nenhum grande filme com o personagem. Porém, ele já conseguiu seu lugar em um filme norte-americano, aparecendo bem discretamente! Estou falando de uma cena que descobri navegando pelo Youtube, quando achei um vídeo bem curioso.

Em uma cena de "Dois Velhos Mais Rabugentos", produzido pela Warner Bros. em 1995, o personagem mexicano é visto com destaque em uma televisão, que (não) é assistida por um dos protagonistas (a dupla Walter Matthau e Jack Lemmon, que repete neste filme a parceria de "Dois Velhos Rabugentos", longa de 1993).

Veja a cena a seguir:



A esquete exibida faz parte do programa "Chespirito", última fase dos personagens do universo criado por Roberto Bolaños e foi exibida originalmente em 1987. Na cena podemos ver, além do protagonista, a atuação de Rubén Aguirre, o eterno Professor Girafales. E, também é possível notar no vídeo, tal aparição foi planejada e autorizada pela Televisa, que recebe agradecimentos ao final dos créditos. Será que os produtores eram fãs de Chespirito?

Eu já vi esse filme, mas confesso que não tinha reparado nesta cena. E você, já tinha visto a aparição do Chapolin? Comente!

Read more...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Humor: as inúmeras mortes de Mario nos games!

Pense em um personagem que, em pesquisas feitas em todo o mundo, se mostra mais reconhecido por crianças do que ícones como Mickey Mouse e Pernalonga. Um italiano que foge do padrão de beleza dos grandes galãs, sendo baixinho, gordinho e ostentando um grande bigode. E que, para conseguir salvar sua paixão platônica, enfrenta os mais adversos desafios. É claro que estou falando de Mario! E como falei, a vida dele não é nada fácil. Por isso, neste post, você verá todas as maneiras de morte para Mario nos videogames!

Criado pela lenda dos games Shigeru Miyamoto, Mario fez sua primeira aparição no clássico jogo "Donkey Kong", de 1981. Ainda conhecido como Jumpman, o encanador tinha como missão derrotar os obstáculos criados pelo gorila, para poder resgatar uma garota aprisionada por Donkey Kong. Com o imenso sucesso desta produção, Mario teve sua chance de ganhar uma carreira solo em 1983, com os jogos "Mario Bros." e "Super Mario Bros.", quando seu irmão, Luigi, foi criado e se perpetuou como seu eterno parceiro.

Daí para frente, você deve saber o que aconteceu. O personagem se tornou sinônimo de jogos eletrônicos, sendo o maior herói desta mídia em todos os tempos. Dezenas de produções com o encanador foram lançadas, mostrando suas aventuras em diversos estilos (como plataforma, corrida de carros, esportes variados, puzzles e muito mais).

E, claro, em todos os jogos, Mario pode morrer temporariamente! E sim, isso acontece direto! Engolido por uma planta carnívora, caindo em um buraco, levando um casco na cabeça, sendo congelado, queimado, envenenado, levado pelo vento e muito mais, não importa. Mario sempre acaba se dando mal várias vezes, até conseguir chegar ao seu objetivo final. Essa é a principal motivação deste post: mostrar, de maneira muito bem humorada, todas as ocasiões em que o herói acaba sendo derrotado!

Abaixo você confere um infográfico bem divertido, que mostra isso, todas as mortes de Mario. nos diversos jogos da série. Disponibilizado originalmente no site do artista responsável pela obra, o francês Yves Bourgelas, a imagem me agradou tanto que resolvi traduzí-la para o português e disponibilizá-la aqui no ColorScreen!

Para ver a imagem em alta definição, de maneira completa, clique aqui ou na miniatura abaixo:


Eu sempre fui muito fã de todo o universo de Mario, gostando da maioria dos jogos com ele, independente do estilo. Então, me diverti muito vendo a imagem, e a traduzindo, também! E você, é fã do personagem? O que achou do infográfico? Comente!

Read more...

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Cinema: porque Tom Cruise está sempre correndo?

Um dos atores mais bem sucedidos de sua geração, Tom Cruise pode ser definido de diversas maneiras. Louco, fanático religioso, egocêntrico, empenhado em (algumas de) suas interpretações, intenso. Ou velocista! Pois é, os cinéfilos provavelmente já repararam nisso: porque será que Tom Cruise corre em todo filme que faz?

Na verdade, esse post é uma grande brincadeira, o objetivo não é questionar escolhas artísticas do ator, ou mesmo suas atuações. (que, em alguns filmes são bem satisfatórias, aliás). É que resolvi disponibilizar para você um vídeo bem inusitado, que encontrei no site Movieclips, que ilustra, de maneira engraçada, algo que sempre me chamou atenção nos filmes com este astro de Hollywood! Em qualquer papel, mesmo sem motivo, Tom Cruise corre. Bastante!

E corre com dedicação, como você pode ver abaixo, nesse mashup de diversos longas:









Os filmes mostrados no vídeo são "Missão: Impossível" (1996), "Guerra dos Mundos" (2005), "A Firma" (1993), "Missão: Impossível 2" (2000), "Collateral" (2004), "Missão: Impossível 3" (2006) e "Minory Report" (2002). E faltam várias corridas de Cruise, em outros longas metragem.

Algum palpite do motivo de tanta corrida? Eu não sei, mas creio que o próprio Tom Cruise adora exercitar suas corridinhas nas telas do cinema. E você?

Read more...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dossiê ColorScreen: Zé Carioca, 70 anos - Parte 2!

Representante do Brasil no Universo Disney, um certo papagaio com roupas de malandro e personalidade bem esperta se tornou um ícone. Com décadas de história, nada mais merecido do que ser tema de um especial no nosso blog, não é? A seguir, a continuação do Dossiê ColorScreen - A história de Zé Carioca!

Atenção: este post é a segunda parte do Dossiê Zé Carioca. Clique aqui e confira a primeira parte, contendo a criação do personagem, a origem nos cinemas, o surgimento nos quadrinhos e muito mais!

Como falamos no post anterior, Zé Carioca foi se estabelecendo como símbolo do Brasil, através de sua criação e inclusão no mundo de Walt Disney. Seja nos cinemas ou quadrinhos, o carismático papagaio conquista a todos, sendo o personagem favorito de muitos brasileiros. Agora, vamos partir para uma pequena retrospectiva do que foi feito com Zé Carioca nas últimas décadas!

Durante a década de 80, uma controversa decisão é tomada pela Editora Abril, responsável pelas histórias com o personagens, que eram (dos anos 50 até 2001) produzidas no Brasil e exportadas para todo o mundo. Reformular o visual do personagem, abandonando as roupas clássicas de malandro, para uma modernização de seu estilo. A princípio, Zé passou a usar calça jeans e camiseta branca, look que depois foi trocado para calça jeans, camiseta amarela e boné vermelho virado para trás. Na minha opinião, apesar de preferir o visual clássico, este estilo mais recente é uma boa roupagem para épocas mais contemporâneas e não prejudica o personagem.

Em 1988, "Uma Cilada para Roger Rabbit" revolucionou, misturando animação com filmagens live-action. E, como o roteiro se propunha a homenagear grandes ícones dos desenhos animados, dezenas de personagens fizeram aparições no filme, como Pernalonga e Mickey (cena que já foi mostrada em um post anterior, clique aqui para ver). E adivinha quem também aparece, em uma cena ao lado de vários outras lendas dos desenhos? Pois é! Zé Carioca aparece por poucos segundos ao lado de Patolino, Droopy, Pinóquio, Papa-Léguas e Pateta, entre outros! Infelizmente não está disponível nenhum vídeo desta cena, mas ao lado você pode ver a imagem (clique aqui para ampliar e ver a cena completa).

Como Zé é um típico brasileiro, pelo menos no que diz respeito à paixão pelo futebol, nada mais justo do que uma saga mostrando este aspecto. E foi assim em 1994, quando "Zé na Copa", história dividida em várias edições, mostrou o personagem embarcando junto com seus amigos e com a seleção brasileira para disputar a Copa do Mundo de Futebol nos Estados Unidos. Em todos os capítulos, uma partida da competição era disputada, com o time contando com jogadores reais da época sendo satirizados. Uma série muito marcante, que vale a pena pesquisar para conhecer ou reler!

Dois anos depois, em junho de 1996, acontece uma das aparições mais inusitadas e interessantes do personagem. Zé Carioca ganha um talk show na Rede Globo! Pois é, nascia assim o "Disney Club" (nada a ver com o programa homônimo do SBT, com a TV CRUJ). Neste quadro, exibido dentro da "TV ColOsso", Zé aparecia em forma de boneco e recebia personalidades para uma entrevista. Passaram por lá famosos como Angélica, Sandy & Júnior e Renato Aragão. Além da entrevista, o papagaio fazia piadas, lia cartas do público e ancorava o conteúdo produzido pela Disney que exibido no programa. Por exigência da empresa de Mickey, o boneco foi confeccionado em Los Angeles, usando materiais como látex, fibras de vidro e carbono e tecidos que imitavam penas. Infelizmente o quadro não durou muito tempo, pois o programa foi extinto em janeiro do ano seguinte. Porém, encontrei um material bem raro, contendo uma das edições do talk show, onde Zé entrevista o jogador Romário! Reveja a seguir:



Já em 2001, veríamos a ave no programa "House of Mouse", produção do Disney Channel exibida também aqui, com o nome de "A Casa do Mickey Mouse". E o mais legal é que o quadro em que Zé apareceu foi um revival dos Três Cavaleiros. Na esquete, Mickey precisa convencer Donald a fazer uma apresentação, e para isso, pede a ajuda dos velhos amigos do pato, chamando Zé e Panchito para um reencontro, que termina em um animado número musical:



Atualmente, Zé também pode ser visto no Epcot Center, parte do complexo da Disneyworld em Orlando, Flórida. Para quem não sabe, este setor do parque é composto de pavilhões que representam a cultura de certos países. Infelizmente, não existe um para o Brasil (o que eu acho bem absurdo, aliás...). E Zé Carioca acaba sendo inserido no pavilhão mexicano, ao lado de Panchito. Apesar de muitos julgarem um desrespeito e uma certa generalização (afinal, brasileiros não falam espanhol, não usam sombreiros e etc), eu acho que, pelo menos, é um modo de podermos ver o personagem inserido no parque. Ao lado, você confere o boneco que anda pelas instalações do Epcot Center e abaixo vê um vídeo com um passeio pela "Gran Fiesta Tour", atração mexicana do complexo, onde os Três Cavaleiros atacam novamente:



Ao lado, você confere uma das poucas vezes em que Zé Carioca ganhou um brinquedo. Ao contrário da grande maioria dos personagens da marca, Zé e Panchito nunca foram muito explorados em produtos licenciados, o que é um grande erro, pois o Brasil e o México (e toda a América Latina, na verdade) são imensos mercados consumidores e receberiam com muita empolgação produtos com seus personagens símbolo. A imagem mostra a série de pequenas estátuas produzidas pela Disney no ano de 2005, para comemorar o cinquentenário de "Você Já Foi à Bahia?". Foram produzidas apenas mil unidades, o que torna o produto ainda mais raro. Com isso encerramos o Dossiê ColorScreen - Zé Carioca e seus 70 anos de história!

Para mim, que gosto bastante das produções Disney, é algo bem legal pesquisar e falar sobre Zé Carioca. Na verdade, não acho exatamente algo bom o fato de que a principal característica do personagem seja o "jeitinho brasileiro", tentar viver a vida sem esforço, com a típica malandragem. Isso, na verdade, me incomoda de certa maneira no personagem. Diversos desenhistas estrangeiros, como Don Rosa, mestre dos quadrinhos da Disney, também pensam assim, e tentam dar um caráter um pouco mais esforçado ao personagem (o que também é legal, não o descaracteriza muito, como poderia acontecer). Porém, não é nada que estrague ou me faça curtir menos o papagaio, pelo contrário, na verdade (acho que, para fins ficcionais, isso torna as histórias bem divertidas).

Eu gosto muito dos longas metragem com o personagem, vi inúmeras vezes ambos, e também sempre li quadrinhos Disney, desde muito cedo. E o gibi dele sempre foi um destes. A única coisa ruim é a pouca valorização do personagem nos últimos tempos. Mas esperemos que, com a valorização do Brasil no cenário mundial, Zé Carioca possa ganhar maior destaque, retornando a uma posição importante, com novos desenhos, quadrinhos e muito mais!

E você? Qual sua opinião sobre o personagem? Compartilhe suas lembranças!


Read more...
Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP