quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A mágica dos efeitos especiais antes da era digital!

Um dos aspectos que mais se destacam em peças audiovisuais são os efeitos especiais. Através de recursos como truques de câmera, edição e computação gráfica, realizadores conseguem transformar situações impossívels no mundo real em cenas de seus produtos. Atualmente, como comentado no artigo sobre os mais impressionantes chroma-key da TV, qualquer série com um orçamento razoável pode usar meios impecáveis para transformar suas cenas digitalmente.

Mas nem sempre foi assim! Em uma época em que os efeitos digitais praticamente nem existiam, e o pouco que existia era muito mais utilizado em filmes de Hollywood, as produções televisivas tinham que se valer de outros recursos. Pensando nisso, resolvi escrever sobre o tema, pois tenho saudade da época em que os efeitos especiais eram feitos 100% em estúdio, com pequenos ajustes na montagem e só, ao invés de apenas horas de computação gráfica. Procurando algum vídeo para ilustrar o post, encontrei algo que consegue demonstrar isso tudo da maneira que eu queria. Vamos conhecer um pouco dos bastidores de uma das mais famosas vinhetas da história da TV mundial!

Criada em 1972, a HBO (Home Box Office, ou algo como "Bilheteria em Casa") logo se estabeleceu como o mais bem sucedido canal 24 horas de filmes, conquistando milhões de assinantes em seus primeiros anos. Onze anos depois, em 1983, já com sua imagem consolidada e com a estréia dos primeiros filmes produzidos exclusivamente para a TV por assinatura, o canal lançou uma campanha de renovação em sua identidade visual, usando uma peça padrão inovadora para suas sessões de filmes. Veja abaixo:



Na época, a peça causou frissom, devido à então revolucionária técnica de filmagem, onde uma câmera supostamente atravessaria diferentes ambientes, de uma sala de um apartamento, cruzando uma cidade até culminar no horizonte, onde diferentes corpos celestes formavam o logotipo do canal. Quer saber como a vinheta foi feita? Vamos descobrir!

Composta de 100 prédios, cada um com luzes funcionais e mobília detalhada, a cidade é dividida em três bairros, cada um com diferente estilo e visual (arquitetura, carros e elementos diferenciados), culminando em um painel pintado como o horizonte, de 5 metros de altura. Seis modelistas trabalharam durante três meses para montar a estrutura, que foi filmada por uma câmera operada remotamente, através da técnica de stop-motion. Nada melhor que assistir o making off da filmagem e descobrir todos os detalhes! Assista a seguir uma reportagem exibida pelo canal na época, com os segredos da produção!



É inacreditável saber que todos os elementos são físicos, ou seja, estavam lá na hora da filmagem, não sendo gerados por computação, inclusive o logo da HBO (feito de metal) e as estrelas que se misturam no céu! Não é a toa que esta vinheta causa curiosidade até hoje, quase 30 anos após sua veiculação! Uma aula de como se faz TV, que deve servir de inspiração a todos nós, interessados no veículo!

Ah, um bônus! Alguns anos depois, em 1987, uma marcante vinheta do SBT era lançada. E adivinha qual foi a fonte de inspiração? Pois é! Feita com base na da HBO, usando a mesma música e a mesma animação, a emissora de Silvio Santos também conquistou um lugar entre as vinhetas mais inesquecíveis de todos os tempos! Relembre:



Particularmente, eu vejo muito mais valor em peças feitas totalmente em estúdio, com truques de câmera, maquetes e outras práticas de décadas atrás do que animações totalmente computadorizadas. E você, o que achou? Gostou da vinheta? E do making off?

Conte o que achou! E já sabe, conheça o ColorScreen no Twitter!

Read more...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Coleção: Figurinhas Ping Pong - Recordes Guinness!

O principal motivo da existência do ColorScreen é, além de homenagear fatos e acontecimentos do mundo da cultura pop, relembrar coisas legais de nossas vidas, através de fotos, filmes, vídeos, imagens e, claro, álbuns de figurinhas, tão presentes na infância de diversas gerações!

Então, nada melhor que falarmos dum clássico: o chiclete Ping Pong e suas coleções! Na verdade, hoje vamos relembrar um álbum específico, lançado em 1995/1996, o livro ilustrado "Ping Pong Record Guiness"!

Em 1951, Sir Hugh Beaver, diretor da tradicional Cervejaria Guinness, estava numa caçada acompanhado por amigos, em sua terra natal, a Irlanda. Após uma conversa com seus amigos, tentando descobrir qual era o pássaro de caça mais veloz do mundo (informação não disponível em nenhum livro até então), Beaver teve uma idéia. Provavelmente, muita gente se reunia em bares, para beber Guinness e, durante a farra, esbarrava em conversas parecidas com a que estava tendo. Então, uma boa idéia seria criar um livro, que servisse de compêndio para todo tipo de recordes mundiais.

O projeto foi colocado em prática, e quatro anos depois, em 1955, a diretoria da cervejaria lançou a primeira edição do Guinness Book, o Livro dos Recordes. Desde então, o livro se tornou um enorme sucesso, sendo o décimo livro mais vendido da história, com centenas de milhões de exemplares vendidos ao longo de mais de cinco décadas de existência e gerando diversos subprodutos, como outros livros, jogos de tabuleiro, programas de TV e muitos outros itens, como o abordado neste artigo!

O mote da promoção era esse: "Ping Pong quebrou mais um recorde. Agora, além de ser o mais gostoso, o mais vendido e o que faz mais superbolas, é o unico chicle que está dando uma coleção imbatível de figurinhas: Recordes do Guinness!". Com ilustrações muito legais e realistas (que também ilustram o post), o álbum se propunha a mostrar "coisas incríveis, como o tamanho da maior bola de chicle, o carro mais rápido e o homem que ficou mais tempo em pé, além do grande campeão de corridas de banheiras e o mais longo ataque de soluços".

Era só juntar cinco embalagens do produto, enviar para uma caixa postal, e receber o álbum em sua casa! Veja abaixo uma prévia da publicação, algumas páginas do álbum:


Quer conhecer ou relembrar a coleção? É só baixar! A seguir, você encontra o link do álbum de figurinhas, para ser visualizado no seu computador! O arquivo tem 6 mega e está no formato .cbr, para ser visualizado através do programa CDisplay. Clique e confira!

Download Álbum Guinness Records

Espero que você tenha gostado do post! Foi difícil conseguir essa raridade, que é exclusivade na internet do ColorScreen! Aproveito pra agradecer o dono do álbum, meu cunhado, Tiago Pantuzzi (@pantuzzi).

E você, lembra dessa coleção? Chegou a ter o álbum? Ou então, baixou e gostou? Comente, dê sua opinião! E também não esqueça de seguir o ColorScreen no Twitter!

Read more...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Atrizes e suas versões infantis em Hollywood!

Devido ao sucesso do post de atores e suas versões infantis na tela dos cinemas, que você pode visitar clicando aqui, resolvi fazer mais uma rodada de comparações, agora entre atrizes adultas e atrizes mirins que interpretaram o mesmo papel!

Sem mais delongas, vamos ver a lista! Confira a seguir:

Jennifer Garner (De Repente 30)

Christina Ricci (Speed Racer)

Whoopi Goldberg (Mudança de Hábito)

Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes)

Audrey Tautou (O Fabuloso Destino de Amélie Poulain)

Angelina Jolie (Gia: Fama e Destruição)

Demi Moore (Agora e Sempre)

Gwyneth Paltrow (Os Excêntricos Tenenbaums)

E, como no post dos atores, a imagem que ilustra o topo do artigo também é de "Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças", mostrando Kate Winslet com sua intérprete mirim no filme! Gostou das versões infantis de atrizes? Na minha opinião, todas são bem fiéis, mas as atrizes mirins que interpretaram Jennifer Garner e Angelina Jolie são as mais impressionantes, muito parecidas!

E você, o que achou? Comente! E não se esqueça, siga o ColorScreen no Twitter!

Read more...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Férias Frustradas: a família Griswold está de volta!

Uma das mais clássicas comédias dos anos 80 é "Férias Frustradas", protagonizada por Chevy Chase e Bevery D'Angelo. Realizada em 1983, conta a história da família Griswold, que parte de Chicago e cruza o país para visitar um parque temático, se metendo em inúmeros problemas ao longo da viagem.

As aventuras de Clark Griswold, sua esposa Ellen e seus filhos Audrey e Russel se tornaram um clássico instantâneo e geraram diversas continuações: "Férias Frustradas na Europa" (1985), "Férias Frustradas de Natal" (1989) e "Férias Frustradas em Las Vegas" (1997). Também há um spin-off, protagonizado por Randy Quaid, como Eddie, o primo de Clark;"Férias Frustradas de Natal 2: As Aventuras do Primo Eddie na Ilha" foi realizado em 2003 e não conta com Chase e D'Angelo.

Porém, após treze anos longe das telas, os personagens estão de volta! Clark e Ellen são os protagonistas de um curta-metragem, chamado "Hotel Hell Vacation" ("Férias Infernais em um Hotel", em tradução livre). O filme foi criado para o site de aluguel de casas de férias HomeAway.com e mostra os personagens viajando para visitar o filho, e se metendo em encrencas quando se hospedam em um hotel na estrada.

A obra teve uma prévia divulgada no intervalo da transmissão do Super Bowl e foi disponibilizado em versão integral na internet, com duração de 14 minutos. Infelizmente, não há versão com legendas em português, portanto disponilizo abaixo o vídeo em inglês. Se você é fã da série, não deixe de assistir:



Muito legal poder rever personagens tão legais, após muitos anos de ausência em qualquer tipo de mídia. É um pouco triste notar a passagem de tempo, e ver Chevy Chase calvo e com os cabelos totalmente brancos. Porém, a essência dos personagens continua igual, o tom de comédia está lá e até o carro continua o mesmo! Na minha opinião, ver essa reaparição só faz crescer a vontade de ver uma nova sequência da série nos cinemas!

E você, gosta dos filmes da franquia? Gostou do comercial? Comente e já sabe, visite o ColorScreen no Twitter!

Read more...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Cinema: atores e suas versões mirins nas telas!

Um dos recursos mais usados em narrativas audiovisuais são as passagens de tempo. Seja em forma progressiva normal na trama ou em recursos como flashbacks e passagens bruscas de tempo, tais aspectos podem ser de grande utilidade para uma história, dando a chance do espectador conhecer a realidade de personagens em diferentes épocas de suas vidas.

Inspirado no excelente trabalho do site Kid Casting, escolhi e postarei abaixo algumas das transformações mais legais vistas no cinema de Hollywood, com atores e suas versões infantis, mostradas nos filmes! Se divirta e compare abaixo:

Harrison Ford (Indiana Jones e a Última Cruzada)

Steve Carrel (O Virgem de 40 Anos)

Mike Myers (Austin Powers - 000 Um Agente Nada Discreto)

Ian McKellen (X-Men: O Filme)

Robin Willians (Jumanji)

Marlon Brando (O Poderoso Chefão)

Tom Hanks (Quero Ser Grande)

Jack Black (Tenacious D - Uma Dupla Infernal)

Na minha opinião, em todos esses filmes foram feitas excelentes escolhas, todos os atores mirins estão bem parecidos com os seus respectivos adultos. O meu preferido é a versão criança de Jack Black, que encerra a lista! E você, qual é a sua escolha? Comente!

Ah, a imagem do topo do post é tirada do filme "Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças" e mostra Jim Carrey com seu correspondente infantil na trama! Não se esqueça, também acompanhe o ColorScreen no Twitter!

ps: não perca a versão com atrizes! visite clicando aqui!

Read more...

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Aprenda a desenhar no estilo da Marvel Comics!

Como já comentei algumas vezes aqui antes, um dos meus hobbys é desenhar. Estou sempre procurando livros de desenho, tutoriais e etc, para conseguir desenvolver melhor tal prática. Um dos estilos que sempre quis aprender (e tenho certeza que muitos de vocês também tem esse desejo) é o usado pela Marvel Comics em suas publicações.

Uma das mais tradicionais publicações de desenho das últimas décadas, "How To Draw Comics in the Marvel Way" foi publicado em 1977 e , desde então, se tornou um dos livros de cabeceira de milhares de desenhistas do mercado de quadrinhos, sendo muito recomendado para quem quer desenvolver o estilo adotado pela editora norte-americana e se tornando um dos maiores best sellers de tal setor, em todos os tempos.

Parceria entre o maior criador de personagens de hq de todos os tempos, Stan Lee, e um dos maiores desenhistas, John Buscema (desenhista de personagens como Homem Aranha, Thor e Surfista Prateado), o livro é indicado tanto para quem tem pouca noção de desenho e quer aprender algumas técnicas básicas como para quem já tem um nível mais desenvolvido e quer refinar seu estilo.

Após o sucesso da publicação, a editora lançou um complemento à obra. Um vídeo, com o mesmo nome, onde, como no livro, os dois autores mostram como se desenha no estilo. A estrutura do livro e do documentário seguem o mesmo esquema: capítulos divididos em assuntos como tipo de material a ser usado, formas, perspectiva, rostos, ação, composição, contorno, arte final, entre outros, com Stan narrando e Buscema mostrando em sua prancheta como se faz.

Como nenhuma das obras foi lançada oficialmente no Brasil, estou disponibilizando abaixo links para download, tanto do livro quanto do vídeo (infelizmente, ambos não tem tradução para português, mas são de fácil entendimento). Se você gosta de desenhar, e sonha em ser um artista (ou, como eu, só quer saber rabiscar o Homem Aranha ou o Wolverine em seu caderno), vale a pena conhecer!

Lembre-se que a obra foi realizada há alguns anos, então é natural que o estilo adotado nela seja de tal época ou seja, você não vai aprender o estilo moderno de desenhar os personagens da Marvel, o que não é nenhum problema, concorda? Eu até prefiro o estilo clássico dos heróis de quadrinhos, e mesmo que você não prefira, é importante conhecer as bases dessa arte!

Para download do livro, clique aqui (arquivo com 34 mega, em formato .pdf). Para baixar o vídeo (observação: o Rapidshare está restringindo os acessos vindos do Brasil durante o dia, portanto é mais fácil baixar no período da noite e madrugada), acesse os seguintes links (700 mb no total): parte 1 - parte 2 - parte 3 - parte 4

Baixe, leia o livro, assista o vídeo e pratique! Depois, comente aqui se conseguiu fazer e se notou melhorias em seus desenhos! Não se esqueça também de conhecer o ColorScreen no Twitter!

Read more...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Homenagem: relembre o sucesso de Rodolfo e ET!

Na segunda metade da década de 90, o fenômeno Ratinho veio com tudo na televisão brasileira. Com seu jeito desbocado, seu programa anárquico, controverso e também, em muitos momentos, humorísticos, o programa do apresentador fez com que diversos personagens ganharam espaço na mídia.

E, sem dúvida, um dos maiores (senão o maior) sucessos gerados pelo programa foi a dupla Rodolfo e ET. O jornalista Rodolfo Carlos já trabalhava ao lado do apresentador, fazendo reportagens policiais e de casos misteriosos. Em certa ocasião, no ano de 1997, o programa "Ratinho Livre", da Rede Record liderou a audiência com a promessa de que o repórter iria exibir um extraterrestre ao vivo, no palco da atração. Após dias de suspense, Rodolfo enfim revelou sua "descoberta": Cláudio Chirinian, figura diminuta, estrábica e, podemos dizer, bastante exótica, apelidado de ET. No vídeo abaixo, acompanhe sua primeira aparição:



Com o sucesso de audiência, o personagem foi incorporado ao programa, fazendo reportagens inusitadas ao lado de Rodolfo e, no ano seguinte, antes mesmo do apresentador Ratinho migrar para o SBT, a dupla mudou de emissora e foi trabalhar no programa "Domingo Legal", de Gugu Liberato, fazendo reportagens mais leves e divertidas.

Seus maiores sucessos foram o quadro "Bom Dia Legal", onde acordavam artistas e também as dezenas de tentativas de encontrar a casa de Silvio Santos, para acordar o padrão (quadro claramente forjado, mas que rendeu muito ibope ao programa, e se prolongou por meses, se transformando numa espécie de novelinha humorística). Veja abaixo uma das edições mais famosas do quadro em que famosos eram acordados pelos humoristas, quando o repórter policial Gil Gomes reagiu mal à brincadeira, assustando a todos com uma arma:



Rodolfo e ET também lançaram um disco, realizado pelo produtor Rick Bonadio (responsável pelo sucesso de bandas como Mamonas Assassinas). Com letras humorísticas e de duplo sentido e músicas como "Panela de Pressão", o disco atingiu vendagem de 250 mil unidades. Para relembrar, baixe o CD, clicando no link .

Mas, após alguns anos de sucesso, a realidade do anonimato voltou a bater à porta de Cláudio. Separado do parceiro Rodolfo (que continuou no SBT até 2009), o humorista caiu no anonimato, tendo passagens relâmpago por outros programas, como o de Raul Gil, mas sem nunca repetir o sucesso do final da década anterior.

Na época do auge da dupla, eu tinha uns 10, 11 anos, e me divertia com as reportagens e músicas da dupla, que ajudaram a preencher um pouco o vazio deixado pelos inigualáveis Mamonas. Sempre me comovi com a situação do homem por trás do personagem ET, sendo sempre alvo de ridicularização e piadas por sua frágil condição física. Espero que, agora, aquele que trouxe tantas risadas ao grande público, possa finalmente atingir um estado de paz e alegria. Cláudio Chirinian faleceu hoje, devido a complicações envolvendo insuficiência renal, broncopneumonia e choque séptico, aos 46 anos, na cidade de São Paulo.

Você lembra da época do auge dos personagens? Chegou a acompanhar a carreira da dupla Rodolfo e ET? Comente e também siga o ColorScreen no Twitter!

Read more...
Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP