terça-feira, 12 de outubro de 2010

Especial Dia das Crianças: personagens clássicos e suas versões infantis!

Uma data da qual sempre gostei é o Dia das Crianças. Independente de seu caráter comercial, eu acho muito importante termos um dia para pensar e claro, homenagear este período tão importante e feliz da vida de uma pessoa. Então, pensei um pouco em como semana, estava pensando em como fazer uma homenagem ao dia, relacionando isso ao blog! E aqui vai o resultado: Top ColorScreen - Personagens em versão infantil!

Como o conteúdo é muito extenso, resolvi escolher cinco exemplos e relembrar, como símbolos de versões infantilizadas de personagens já famosos. Logo depois, citarei outros que também me lembro, e claro, você poderá contribuir para aumentar a lista! Vamos lá:

Muppet Babies: Nos anos 80, os Muppets, criação de Jin Henson, eram uma mina de ouro, aparecendo em programas de TV, cinema, produtos e muito mais. Então, nada mais natural do que estender essa presença ao público infantil! Em 1984, no filme "Os Muppets Conquistam Nova York", uma cena mostrava o sapo Caco e a porquinha Miss Piggy interagindo quandro crianças. Daí surgia a idéia do desenho lançado meses mais tarde, onde todos os bonecos do grupo viviam juntos em um berçário, sendo cuidados pela Babá (que claro, nunca mostrou seu rosto, para a agonia de todos os fãs da série). O desenho durou 6 temporadas na rede NBC, e aqui no Brasil também foi um enorme sucesso quando transmitido pelo SBT, se tornando um dos ícones infantis do período!

Os Flintstones nos Anos Dourados: Nos mesmos moldes da série com os Muppets, em 1986 foi a vez dos Flintstones ganharem uma animação, "Flintstones Kids", que mostrava a infância dos clássicos personagens Fred, Barney, Wilma e Betty, além do dinossaurinho Dino (que, também em versão infantil, já era o animal de estimação de Fred). Quem sempre roubava a cena era o vilão, Ruivo Erik, menino encrenqueiro que vivia para atormentar as crianças. A série, desenvolvida pela Hanna-Barbera, durou duas temporadas na ABC e foi sucesso no Brasil, alguns anos depois, quando exibida nos programas globais "Xou da Xuxa" e "TV Colosso".

Superboy: Criado em 1938, Superman foi um sucesso instantâneo. Responsável pela criação do gênero super herói, revolucionou os quadrinhos e gerou muitos sub-produtos. A história do surgimento de Batman é um exemplo disso: após o sucesso do primeiro, a DC Comics encomendou outro herói para seus escritores, daí surgia o Cavaleiro das Trevas. E logo depois, Batman ganhava seu sidecick mirim, Robin. Devido ao enorme sucesso de Robin junto ao público infantil, porque não fazer algo parecido em relação ao Superman? Nascia assim, no ano de 1944, o Superboy, versão infantil do maior herói do planeta! Inicialmente, o conceito do personagem era mostrar as aventuras de Clark Kent quando criança, como se ele já tivesse sido herói em sua infância. De lá pra cá, muita coisa mudou, o personagem foi reformulado inúmeras vezes (hoje, nos quadrinhos, o Superboy não é criança e também nem é Clark Kent; na TV, temos o seriado "Smallville", com conceito um pouco parecido com o original, mostrando a juventude de Clark). Porém, Superboy permanece como um personagem versão infantil muito importante e por isso está em nossa lista!

O Pequeno Scooby-Doo: Com a mesma fórmula de todas as séries envolvendo os personagens, em 1988 era a vez de Scooby-Doo ganhar sua versão infantil (ou filhote!). Era "A Pup Named Scobby-Doo"/"O Pequeno Scooby-Doo", Série transmitida pela ABC por três temporadas. No desenho, Salsicha, Fred, Daphne e Velma (todos crianças) desvendavam mistérios, com a ajuda do medroso cachorro, ainda um filhote. Assim como as séries dos Muppets e dos Flintstones, a série animada também fez sucesso no Brasil, no fim dos anos 80 e comecinho dos anos 90. Era transmitida pela Globo, no "Xou da Xuxa" e na "TV Colosso".

Senninha: Nos anos 90, o mercado editorial brasileiro vivia uma ótima fase, com dezenas de gibis nacionais sendo publicados e fazendo sucesso. Muitos deles mostravam personalidades conhecidas do mundo artístico em versões infantis, como Xuxa e os Trapalhões. Então, nada mais natural que um dos maiores nomes do esporte de todos os tempos ganhar seu personagem, não? Assim surgiu Senninha, mostrando um Ayrton Senna infantil, aos moldes de Pelezinho. Infelizmente, o personagem teve seu primeiro gibi publicado em fevereiro de 1994, poucos meses antes do falecimento trágico do piloto, em maio do mesmo ano. Então, Senninha teve uma certa repercussão, mas creio que ficou muito ligado ao fato triste, por isto não foi um dos maiores sucessos do gênero, como foi o personagem inspirado em Pelé. Mas mesmo assim, o mini piloto conquistou seu espaço e até hoje aparece em produtos licenciados, quadrinhos e homenagens a Ayrton Senna.

Ah, no ano passado, também fiz um post especial para esta data! Escrevi um pouco sobre alguns medos que eu tinha quando criança, todos relacionados ao mundo dos filmes, seriados e televisão! Para ver (ou rever) o artigo, clique no link a seguir: Top ColorScreen - Medos da Infância!

E como falei no começo do post, infelizmente não dá para citar tudo, mas aqui vão outros exemplos de personagens em versão infantil: Disney Babies, Baby Looney Tunes (veja esse post para maiores detalhes!), Baby Mario, Yo Yogi (desenho no qual vários personagens Hanna Barbera apareciam em versão infantil e adolescente, como o Zé Colméia que está na imagem do topo do post), Mini Marvels (com personagens da Marvel Comics), Capitão Caverna e seu filho Caverninha, Lil' Bush (desenho animado com George W. Bush em versão infantil!), Tiny Toon (com os personagens dos Looney Tunes ganhando suas versões em forma de crianças), Tom & Jerry Kids, James Bond Jr. (com o agente secreto em versão juvenil), os nacionais Xuxinha, Pelezinho, Betinho Carreiro (foto ao lado), os Trapalhões e muitos outros!

Eu sempre gostei muito de vários desta lista, mas até hoje adoro o desenho "Tiny Toon", acho uma das melhores coisas já realizadas na história da animação. E você? Quais eram seus preferidos? Faltou algum na lista?

Participe, comentando e acompanhando também as atualizações do ColorScreen no Twitter!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP