terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os 50 anos dos Flintstones: tudo que você não sabia!

Há algumas semanas, o mundo comemorou os 50 anos da família da idade da pedra mais conhecida. Na semana da data, infelizmente acabei ficando sem tempo para postar sobre tal fato, mas é claro que não deixaria isso passar em branco! Como é melhor tarde do que nunca, aqui está o post especial do cinquentenário dos Flintstones!

Como o assunto já foi bastante coberto pela mídia nos últimos dias, resolvi fazer um post diferente! Ao invés de escrever sobre toda a trajetória do desenho, vou colocar algumas curiosidades sobre o tema, assim podemos descobrir coisas novas e desconhecidas sobre a turma de Fred e Barney!

- Em 1959, um piloto foi produzido e acabou não indo ao ar. Nesta produção, o nome da família (e do programa) era Flagstone. Depois, o nome foi mudado para Gladstone, até chegarmos na versão definitiva, em 1960!

- A série estreou no dia 30 de setembro de 1960. Foi exibida originalmente, em seus primeiros episódios, em preto e branco, só ganhando cores tempos depois.

- No começo, o clássica tema de abertura, "Meet the Flintstones", não existia. Nas duas primeiras temporadas era usada uma música chamada "Rise and Shine, que você pode ver abaixo:



- A cidade em que as histórias se passam é Bedrock. Porém, em alguns episódios do começo da primeira temporada, o local é chamado de Rockville. Bedrock tem 2.500 habitantes e a história se passa no ano 1.040.000 A.C..

- Fred e Wilma foram o primeiro casal a aparecer deitados juntos na mesma cama no horário nobre da televisão norte-americana.

- Ao longo das seis temporadas da série, a cor do dinossauro Dino mudou algumas vezes (a principal era roxa). E em quase todo episódio, a mobília e os "eletrodomésticos" da casa de Fred e Wilma também eram modificados.

- A série foi indicada ao prêmio Emmy em 1961, na categoria "Melhor Programa de Humor" (mas foi derrotada pela série "The Jack Benny Show"). Por falar em humorísticos, existe uma lenda sobre a animação ser inspirada pela sitcom "The Honeymooners", dos anos 50, que mostrava o cotidiano de dois casais recém casados, na cidade de Nova York (veja cenas aqui). Esse fato foi confirmado por um dos criadores da série, William Hanna, porém foi desmentido pelo outro, Joseph Barbera.

- A série era voltada originalmente ao público adulto. Por isso, as duas primeiras temporadas foram patrocinadas por uma marca de cigarros. Isso mesmo! E sabe o que é mais absurdo? As propagandas da tabacaria mostravam Fred, Wilma e Barney fumando. Assista essa raridade a seguir:



- Apesar de não ter sido a primeira produção dos estúdios Hanna-Barbera, "Os Flintstones" foram o primeiro grande sucesso, colocando a empresa como uma das gigantes da animação. O desenho já foi exibido em 80 países, ganhando dublagem em 22 idiomas diferentes e sendo assistido por mais de 300 milhões de espectadores (número oficial, mas que eu acho duvidoso; creio que o público foi muito maior). Para mais informações sobre as produções Hanna Barbera, confira este artigo, postado há algum tempo, aqui no blog!

- Um dos maiores sucessos de todos os tempos no quesito animação, a série ganhou muitos derivados após seu final. No total, foram 12 séries animadas para TV (como séries focadas em Bambam e Pedrita já adultos, ou Fred e Barney trabalhando na polícia, ou os personagens em versão infantil), 6 animações em formato longa metragem e 2 filmes live-action para cinema, além de milhares de produtos licenciados, como bonecos, brinquedos, roupas, alimentos e muito, muito mais. Ah, você pode conhecer mais sobre a série "Flintstones nos Anos Dourados", revendo este post do ColorScreen!

- Ficando originalmente seis anos no ar, na rede ABC, de 1960 a 1966, o desenho foi detentor do recorde de "maior duração de uma animação no horário nobre" até os anos 90, quando esta marca foi ultrapassada pelos Simpsons (série que já está há mais de 20 anos sendo exibida).

- Desde os anos 60, diversas cidades doss Estados Unidos tem alguns parques temáticos baseados no seriado, a maioria localizada em lugares ermos, ao estilo de cidades fantasmas, representando Bedrock. Veja fotos de tais lugares aqui e aqui!

-O enorme sucesso da produção levou a Hanna-Barbera a desenvolver outra série no mesmo molde, mostrando uma típica familia de classe média norte-americana em outro período histórico. Assim nascia, em 1962, "Os Jetsons", mostrando o cotidiano de uma família no futuro, outro grande sucesso de William Hanna e Joseph Barbera!

Bom, espero que esta pequena homenagem faça jus ao universo dos Flintstones! Eu gosto muito do desenho, e fico bem feliz que, 50 anos depois, a série ainda seja lembrada e adorada por milhões de fãs! E você, o que acha desta animação? Comente!

6 comentários

Renan Cunha 28 de outubro de 2010 às 19:10  

Muito bom o Post! E Muito boa também a referência política do número de posts sobre animação: 45!

É Serra na Caveira!

Joke xD

2 de novembro de 2010 às 16:44  

Tem também aquele desenho em longa-metragem que foi exaustivamente exibido pela Rede Globo no começo dos anos 90, e que hoje desapareceu, não passa nem na TV paga e nem tem em DVD, pelo que eu sei: o lendário crossover dos Flintstones e dos Jetsons, no qual cada família troca de tempo.

Falando nisso, Paulinho, tem algum lugar onde essa animação pode ser baixada?

Paulo Almeida Prado 4 de novembro de 2010 às 22:22  

Sim, Zé, esse crossover é bem legal, e merece um post exclusivo pra ele, quem sabe um dia!

Infelizmente nem sei mesmo onde baixar...não faço idéia!

Valeu pelo comentário, abraços!

william haddad 1 de fevereiro de 2011 às 09:31  

mandou bem

Anônimo 1 de fevereiro de 2011 às 15:44  

Cresci vendo a série clássica dos Flintstones,pensei que eles eram mais antigos mas de qualquer forma era uma bela animação pra família toda...

Paulo Almeida Prado 1 de fevereiro de 2011 às 16:15  

Obrigado pelos comentários, William e anônimo!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP