terça-feira, 17 de agosto de 2010

O passado de Faustão como repórter esportivo!

É impossível encontrar alguém que não saiba o que Fausto Silva faz hoje em dia. Sendo uma das figuras mais amadas e também criticadas de nossa TV, o apresentador é uma celebridade, sendo líder de audiência e faturamento na Rede Globo há 21 anos. Mas você sabe o que Faustão fazia antes da fama na televisão?

Nascido em 1950 na cidade de Porto Ferreira, SP, iniciou sua carreira, como repórter de rádio na também paulista cidade de Araras. Depois, passou por Campinas e em 1970 chegou a São Paulo, onde trabalhou como jornalista na Rádio Record. Então, se tornou repórter de campo, cobrindo futebol para a Jovem Pan (ao mesmo tempo em que fazia a mesma função no jornal O Estado de São Paulo) e também atuando na Rádio Globo.


Alguns anos mais tarde, Faustão foi integrar a equipe do lendário programa "Balancê", da Rádio Excelsior. Ancorado por Osmar Santos, o show de rádio misturava informação, entretenimento, esporte e humor, contando também com a dupla de humoristas Tatá e Escova (que depois participaria dos programas televisivos do apresentador). Conforme esse áudio (encontrado no blog Rádio Base) mostra, Faustão era repórter setorista (encarregado exclusivamente de cobrir um time) do Corinthians, dando um furo de reportagem e informando sobre a renovação do contrato do jogador Sócrates, no dia 20 de agosto de 1980 (por coincidência, 30 anos atrás!).

No áudio, podemos ouvir também Osmar Santos e Juarez Soares. Acompanhe esta raridade abaixo:



Foi através de seu trabalho no "Balancê", onde além de ser repórter, também atuava como apresentador em algumas ocasiões, que Faustão chamou a atenção do jornalista Goulart de Andrade, que em 1984, o ajudou a iniciar sua carreira na TV, apresentando o programa "Perdidos na Noite" (inicialmente na Gazeta e depois na Record e na Band). Depois, todo mundo já sabe, Fausto Silva se tornaria uma das pessoas mais presentes e importantes na história de nossa televisão. Se quiser saber um pouco mais sobre a carreira do apresentador em rádio, leia este artigo!

Eu já conhecia essa fase da carreira do apresentador, mas nunca tinha tido a chance de ouvir algum registro da época, e achei bem legal encontrar este áudio, em qualidade boa! E você, sabia que Faustão tinha sido repórter esportivo?

Participe, comentando e visitando o ColorScreen no Twitter!

2 comentários

Unknown 7 de setembro de 2010 às 19:13  

olá
me chamo Felipe Martinelli e desde 2006 pesquiso o Balancê... inclusive o áudio do youtube postado no artigo cheguei a receber da própria Globo (embora eu não tenha ideia de quem o colocou no youtube)

tem outra raridade do rádio que coloquei na internet que, se bem me lembro, tem o Fausto como repórter esportivo: a final do brasileirão de 1978... tem só 20 minutos nesse áudio mas vale a pena
http://www.4shared.com/audio/dt5OuJY0/Osmar_Santos_-_final_Brasileir.htm

abraços!

Paulo Almeida Prado 9 de setembro de 2010 às 00:04  

Opa, Felipe, muito legal o áudio!

Valeu mesmo pela dica, obrigado!

Abraços!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP