sexta-feira, 23 de julho de 2010

Camp Candy, o desenho animado de John Candy!

O comediante canadense John Candy é um dos ícones do humor dos anos 80. Um dos rostos mais conhecidos da comédia de Hollywood em tal década, se destacava pela imagem de gordinho bonachão, desastrado porém adorado pelos amigos e familiares, tipo que costumava explorar em seus trabalhos. Porém, o que muita gente não sabe, é que Candy também estrelou um desenho animado para a TV, e é disso que vamos falar agora!

Através de sua atuação em seu país, no programa Second City TV (similar ao clássico "Saturday Night Live"), Candy acabou chamando a atenção da indústria cinematográfica do país vizinho e passou a fazer pequenos papéis em filmes de Hollywood, como em "1941 - Uma Guerra Muito Louca" (1979), "Os Irmãos Cara de Pau" (1980) e "Férias Frustradas" (1983), onde roubou a cena como o atrapalhado segurança do parque temático que a família Griswold visita, além de dividir a cena com Tom Hanks, em "Splash - Uma Sereia em Minha Vida" (1985).

Logo o comediante começaria a ter mais destaque, com participações inesquecíveis em filmes como "Chuva de Milhões" (1985), "Antes Só do que Mal Acompanhado" e "S.O.S. - Tem um louco solto no espaço" (1987), além de Quem Vê Cara não Vê Coração" (1989) e "Esqueceram de Mim" (1990), " até seu último filme de destaque, "Jamaica Abaixo de Zero", lançado em 1994, após a morte do ator por um ataque cardíaco. Porém, esse post é sobre "Camp Candy", então vamos conhecer um pouco desse curioso trabalho do ator!

Em 1989, buscando capitanear a bem sucedida imagem do ator em uma nova produção, a emissora norte-americana NBC lançou um desenho estrelado por John Candy, responsável pelo conceito e também pela dublagem de seu personagem. Na história, John era o comandante de um acampamento infantil, onde diversos contratempos aconteciam. Todo episódio começava com Candy em meio a algum problema e contando alguma história divertida para as crianças integrantes do camping, além de lidar com o vilão Rex DeForest III, que buscava incessantemente demolir o acampamento, para construir um condomínio. Uma curiosidade: os dois filhos do ator eram responsáveis por dublar as duas principais personagens infantis da animação.

Abaixo, você vê a abertura do desenho animado, e o começo de um episódio! Para continuar assistindo (infelizmente, não há versão dublada), clique aqui e aqui. Veja:



A animação fez relativo sucesso em seu país de origem e durou 2 temporadas, contando com 19 episódios, exibidos nos anos de 1989 e 1990. Além disso, deu origem a um gibi homônimo, publicado pela Marvel Comics no ano de 1990; a publicação durou seis edições, e você pode ver uma das capas na figura ao lado. No Brasil, pelo que eu saiba, o desenho nunca foi exibido. Porém, se você tem alguma adicional informação sobre isso, por favor, coloque nos comentários!

Update: fui informado por uma amiga (responsável pelo blog Mineira sem Freio), de que o desenho teve exibições sim no Brasil, na Rede Globo, no começo dos anos 90. Se você souber de maiores detalhes, comente!

Apesar de sempre admirar a carreira de John Candy (gosto muito da maioria dos filmes feitos pelo ator, e achei sua morte uma perda bem lastimável e precoce para a indústria), eu não conhecia essa animação até pouco tempo atrás; acabei descobrindo a produção pesquisando vídeos e artigos na internet. E você, já tinha ouvido falar de "Camp Candy"?

Deixe sua opinião e acompanhe o ColorScreen no Twitter!

2 comentários

Samuel Medley 8 de abril de 2015 às 16:41  

eu ando procuro feito louco pra gravações dubladas desse desenho... eu tinha quase certeza de tê-lo assistido na Globo. Aí confirmei após encontrar isso no diário oficial:

Serie: FERIAS DO BARULHO (CAMP CANDY, Estados Unidos da
America - 1992)
Episódio(s): 01 A 39
Produtor(es): Scott Shaw J Winston Richard
Diretor(es): Scott Shaw I Dan Thopmpson/Winston
Richard
Distribuidor(es): Tv Globo Ltda.
Genero: Desenhol Infantil
Veiculo: Televisao
Tipo de Analise: Fita VHS
Clasaificacao: Veiculacao em qualquer horario: livre
Processo: 08017.000207/00-62
Requerente: Tiquinho Servicos de Escritorio Ltda.

Paulo Almeida Prado 9 de abril de 2015 às 00:08  

Samuel, muito legal!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP