sexta-feira, 9 de julho de 2010

25 anos de De Volta Para o Futuro - A série animada!

Há 25 anos, como já falamos neste post, surgia uma das maiores sagas cinematográficas da história: "De Volta Para o Futuro". E claro, como todo grande sucesso, os filmes deram origem a diversos produtos, inclusive uma animação: "De Volta Para o Futuro - A Série Animada". E é desta produção que vamos falar nesse post!

No começo dos anos 90, a maior febre cinematográfica era a série, que contavas as aventuras de Marty McFly através do tempo. Encerrada no terceiro capítulo, a saga ainda tinha muito o que render. Daí surgiu a idéia de transportar tal universo para a animação. Continuando diretamente a história, o desenho foi lançado em 1991, pela emissora CBS, e teve duas temporadas, cada uma com 13 episódios. A produção foi feita pelas mesmas empresas responsáveis pelos filmes: Amblin Entertaiment (de propriedade de Steven Spielberg, também produtor dos filmes) e pela Universal Studios (dona da franquia), o que garantiu a qualidade do desenho e a fidelidade às produções anteriores.

Na animação, Marty e Doc Brown voltaram aos dias atuais (na época, 1991) e continuam morando em Hill Valley, após todas as viagens por diferentes épocas. O rapaz continua a namorar Jennifer e o cientista trouxe sua família de 1885 (o que vimos no terceiro filme) para os anos 90, vivendo ao lado de Clara e seus filhos, Julio e Verne, além do cão Einstein. Porém, nem tudo voltou ao normal! O DeLorean continua na ativa, e todo esse pessoal continua viajando no tempo, para diferentes épocas e por diferentes motivos. Um dos motivos que o cientista encontra para viajar é ensinar, em tempo real, a história dos EUA e do mundo para as crianças. Outra motivação para as viagens no tempo é resolver enigmas históricos, confusões antigas e corrigir problemas encontrados em outras épocas, geralmente envolvendo ancestrais e descendentes do vilão Biff Tannen.

Algo muito interessante na animação é a possibilidade de mostrar os personagens voltando para outras épocas, que não as mostradas nos três filmes (1885, 1955, 1985 e 2015). Então, foram criadas aventuras em inúmeras eras, como a pré história, a fundação e independência dos Estados Unidos, o auge de Roma, o domínio da Máfia em Chicago, a colonização do espaço no futuro e muitos outros! Encontrar vídeos do desenho em nosso idioma é algo bem complicado, mas abaixo você pode conferir a abertura, em português! Veja:



A série contava com a participação de Christopher Lloyd, voltando em seu clássico papel de Doutor Brown. O ator aparecia na introdução de cada episódio, propondo um enigma científico, que era resolvido no encerramento do programa, após a exibição do desenho. O cientista Bill Nye demonstrava conceitos básicos de temas como física e química, através de experiências simples, que as crianças poderiam reproduzir em casa. Uma curiosidade: apesar de aparecer em carne e osso, Lloyd não dublava sua versão animada; isso ficava a cargo, na versão original, de Dan Castellaneta (sim, o dublador norte-americano de Homer Simpson!). Na versão brasileira, vários dubladores originais dos filmes também foram mantidos no desenho, o que contribuiu para tornar o desenho ainda mais interessante! Abaixo, confira um experimento demonstrado no final de um dos episódios:



Nos EUA, a produção fez imenso sucesso, se tornando um hit na época, e dando origem a diversos produtos, como uma série de quadrinhos, que durou sete edições (lvocê vê ao lado uma das edições, e pode ler mais sobre isso aqui). No Brasil, a série foi exibida no meio dos anos 90, pela Rede Globo, nos programas "Xou da Xuxa" e "TV Colosso", e fez razoável sucesso (mas nada equivalente à repercussão dos filmes). Atualmente, devido ao acordo Rede Record/Universal Studios (detentora dos direitos do desenho), a produção está no acervo da emissora paulista e é exibido raramente, nas manhãs de sábado e domingo.

Eu sou muito fã dos filmes, é uma da minhas trilogias favoritas, e gostava do desenho também, sempre achei bem interessante e divertido. E você, o que achava da série animada?

Não deixe de participar, comentando e seguindo o ColorScreen no Twitter!

4 comentários

12 de julho de 2010 às 11:51  

Legal, Paulo, eu curtia bastante esse desenho também (aliás, sou fã de carteirinha da trilogia De Volta para o Futuro).

Mas o episódio que eu mais gostava desse desenho era um em que nem viagem de tempo tinha. Nele, o Verne e o Júlio estão viciados num fliperama de monstros, o qual o Marty também jogava pra caramba. Mas acontece algo de errado (acho que era um raio) e os monstros do videogame escapam do computador e infestam o fliperama todo, causando uma invasão de fantasmas em Hill Valley. E toca o Dr. Brown criar uma engenhoca pra resolver o problema...

Legal que a Record exibe esporadicamente o desenho! Vou ver se em algum sábado eu pego um episódio.

Paulo Almeida Prado 12 de julho de 2010 às 15:38  

Pois é, o desenho é bem legal...mas nossa, não lembro desse! Bem interessante!

Então, a Record tem os direitos e exibe, mas eu acho que é beeem raramente, então não dá nem pra saber quando vai passar...

Obrigado pelo comentário!

Chaves Papel 14 de julho de 2010 às 19:27  

Eu gosto muito do desenho também!

Outro dia eu dei a sorte de pegar a Record passando!

Paulo Almeida Prado 14 de julho de 2010 às 22:21  

ah, que legal! ainda está passando, então...

obrigado pelos comentários!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP