sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dica de leitura: As Incríveis Aventuras do Escapista!

Como vocês devem saber, eu sou fã de quadrinhos. Desde minha infância, gosto muito de ler gibis, sejam recentes ou clássicos. E, como também gosto de estudar história, procuro sempre que possível aliar estes dois gostos. Seja estudando a história de personagens de HQ, seja pesquisando sobre a posição de tais produtos em seu contexto histórico. E neste post, vou recomendar uma publicação que une tudo isso: "As Incríveis Aventuras do Escapista"!

Em 2000, o escritor Michael Chabon ganhou o prêmio Pulitzer pela obra "As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay", romance que conta a história de dois amigos e sua trajetória na indústria de quadrinhos, que, influenciados pelo o lançamento do Superman, em 1938, criam seu próprio herói, o Escapista. Ao longo de décadas, o livro acompanha a evolução do personagem (através das diversas eras dos quadrinhos) e a vida de seus criadores, sempre inseridos em fatos reais e interagindo com figuras históricas, cujas vidas basearam diversos fatos narrados na obra.

Com isso, a atenção do público se voltou ao universo do herói, que apesar de ser parte fundamental do livro, não tinha ganhado quadrinhos reais. Pensando nisso, em 2004, a editora norte-americana Dark Horse passou a publicar histórias em quadrinhos com o Escapista, de autoria de diversos quadrinistas. Com o sucesso, reuniu tais produções no livro que agora está sendo lançado no Brasil, pela editora Devir.

Lançado há alguns dias, "As Incríveis Aventuras do Escapista" reúne a origem e algumas das mais importantes histórias do herói, que é considerado o mestre das escapadas impossíveis. O mais interessante é notar que as histórias publicadas seguem uma certa cronologia, mostrando as características do personagem ao longo do tempo. Em histórias que seguem o visual e o tom narrativo de cada era dos quadrinhos, temos um panorama de como teria sido a evolução do Escapista, enfrentando desde nazistas na Era de Ouro, passando por histórias mais ingênuas na Era de Prata, até participação na Guerra do Vietnã e ocorrências mais cotidianas e realistas nos anos 2000.

Trazendo certa influência de "Watchmen", diversos artigos de jornais de diferentes épocas são inseridos ao longo dos quadrinhos, ajudando a contextualizar a importância do Escapista em tal período. O livro conta com a participação de talentosos artistas, como Eric Wight, Howard Chaykin, Kevin McCarthy, Steve Lieber, Glen David Gold, Gene Colan, Scott Morse, Brian K. Vaughn, Roger Petersen, Harvey Pekar, Dean Haspiel, Jason Hall, Chris Offutt, Thomas Yeates e Will Eisner. Destaque para a história de Eisner, considerado um dos maiores gênios da nona arte, criador do The Spirit. Nela, seu personagem mais famoso conhece o Escapista; esta foi a última história em quadrinhos de Eisner, duas semanas antes de seu falecimento, em 2005.

Abaixo, confira algumas páginas contidas no livro:



Para lançar "As Incríveis Aventuras do Escapista", a Liga HQ! está com uma promoção bem interessante: comprando o livro, você recebe grátis a graphic novel "Sinais do Espaço" (de autoria de Will Eisner), além de bônus de 20% do valor do produto (creditado para sua próxima compra na loja) e também frete grátis! Para comprar, aproveitando a promoção, clique aqui!

***
Este post é resultado de uma parceria publicitária. Porém, em nenhum momento, tal fato compromete a integridade e veracidade das informações acima contidas.

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP