segunda-feira, 22 de março de 2010

Star Trek: conheça os bastidores do primeiro filme!

Na segunda metade da década de 60, uma série mudaria os rumos da ficção científica para sempre. Criada por Gene Roddenberry, antigo piloto de avião do exército norte-americano, "Star Trek", ou "Jornada nas Estrelas", estrearia em 1966. Durando apenas 03 anos, não teve sucesso imediato, porém criou o que sustenta a maioria dos produtos voltados para o público nerd: uma base fervorosa de fãs, que conseguiram manter o universo da série sempre em voga.

Na década seguinte, o fenômeno só se manifestou, a princípio, através de "Star Trek: The Animated Series", o desenho animado inspirado nas aventuras da tripulação da Enterprise. Até que, no ano de 1979, finalmente a série ganharia sua versão cinematográfica. No longa, uma misteriosa entidade alienígena, com potencial gigantesco de destruição entra em rota de colisão com a Terra, e adivinha quem precisa salvar o planeta? Claro, a tripulação da Enterprise, com Kirk (já promovido a Almirante), Spock, McCoy, Uhura e todos os outros personagens clássicos!

Batizada de "Jornada Nas Estrelas - O Filme" ("Star Trek - The Motion Picture"), o filme contou com a direção do renomado diretor Robert Wise, responsável por clássicos como "Amor, Sublime Amor" e "A Noviça Rebelde". Diversos aspectos do filme ficaram eternizados, como a marcante trilha sonora (de autoria de Jerry Goldsmith), que recebeu uma das três indicações do Oscar conquistadas pelo filme. As outras indicações foram Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais, ou seja, o filme chamou muito a atenção pela inovação nesses aspectos.

Pensando nisso, posto abaixo um vídeo raro, com o making of do filme! Na reportagem, podemos conferir muita coisa interessante, como a construção das naves, projeto e montagem de cenários, filmagens em ambientes incríveis (como o planeta Vulcano), momentos de diversão de atores e muito mais! Infelizmente não existe versão com legendas, mas mesmo assim o vídeo é imperdível, para fãs da franquia e também para quem curte cinema em geral! Assista:



Um momento bem interessante do vídeo é a cena em que a atriz Persis Khambatta, que interpretou a alienígena Ilia, raspa sua cabeça para o papel. O senhor de terno azul que surge aos aos 07 minutos e 50 segundos , para conversar com a moça, é o próprio criador da série, Gene Roddenberry! Podemos também observar o processo de criação e produção de efeitos especiais e visuais, antes do advento da computação gráfica: tudo era feito fisicamente, usando maquetes, cenários, máscaras, miniaturas e etc! Muito legal!

Eu gostei muito do vídeo, e você? Comente: qual o aspecto mais interessante do making of? E também siga as atualizações do ColorScreen no Twitter!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP