sexta-feira, 5 de março de 2010

Jaspion: conheça os bastidores do clássico seriado!

Em 1985, mais um entre inúmeros seriados de heróis entrava no ar no Japão. Era "Kyojū Tokusō Jasupion" ou "Investigador de Monstros Juspion", que não teve quase nenhuma repercussão em seu país de origem. Contando a história de Juspion (contração de "Justice Champion"), a série mostrava um orfão, descendente de uma linhagem de heróis intergalácticos, que precisa enfrentar o temível império maléfico de Satan Goss e salvar a Terra, planeta em que o menino acabou chegando, após o trágico acidente que matou seus pais.

Mesmo o programa não sendo campeão de audiência no Japão, a Rede Manchete enxergou potencial na trama e, no ano de 1988, o trouxe para nosso país. Rebatizado como "O Fantástico Jaspion", instantaneamente se tornou um fenômeno! Desencadeando todo um gênero na TV brasileira, Jaspion se tornou o responsável pela invasão de seriados de super heróis e monstros, vindos da terra do sol nascente.

Ainda hoje, o personagem é um clássico cult, tem milhões de fãs e gera curiosidade! Pensando nisso, esse post vem mostrar um pouco dos bastidores da produção! Para começar, vamos ver algumas fotos de como eram gravados os episódios! Repare nos cenários, que eram montados em escala reduzida, causando a sensação de gigantismo nos monstros e no robô Daileon, além das cenas de descontração dos atores e dublês. Clique para ampliar:



Estas fotos, postadas acima, já estão na internet há algum tempo (algumas foram fornecidas pelo site Tokufriends). Mas a seguir, algo diferente! Confira também o making off do seriado em vídeo! Nele podemos ver os ensaios dos atores e dublês para cenas de luta, as preparações de fantasias, explosões, golpes e efeitos especiais, momentos de integração de elenco e equipe e muito mais! Imperdível, assista:



Mesmo já imaginando que o seriado era feito desse jeito, ver todo o processo vídeo é muito diferente! Acompanhar os bastidores de um clássico de nossa infância é algo inusitado, sim, mas ajuda a entender como era feita a magia de Jaspion! E você, era fã do herói? E gostou das imagens? Não deixe de comentar! E também acesse o ColorScreen no Twitter!

22 comentários

Adriana 5 de março de 2010 às 19:16  

Nossa, mesmo depois de ter crescido (etariamente falando, já q de altura ñ mudei mto...), eu nunca tinha parado pra pensar q o Daileon fosse um cara fantasiado! hauhauhau
Mto bom ver esses bastidores, deu saudade daquela época! ^^

Anônimo 14 de março de 2010 às 12:17  

eu achava q o jaspion eraa mais alto

Paulo Almeida Prado 14 de março de 2010 às 20:05  

sim, Adriana, é mto legal...até hoje a gente não para pra pensar nisso, né, em como eram feitas coisas de nossa infância, e dá mta saudade!

Paulo Almeida Prado 14 de março de 2010 às 20:06  

Anômimo, eu tbm achava que o Jaspion era mais alto! haha

roberta 30 de março de 2010 às 04:22  

Eu amava o Jaspion... aliás, amo ele até hoje, pois tenho toda a série em casa! A história, pra mim, é super elaborada, dosando bom humor, cenas de ação e suspense, e o enredo é maravilhoso!
Eu sempre fico feliz em falar dele, é o meu herói eterno. Sempre vou amá-lo de coração.

Paulo Almeida Prado 30 de março de 2010 às 04:42  

Ah, que legal, Roberta!

Espero que vc tenha gostado do post!

Unknown 31 de março de 2010 às 01:43  

cara queria um capaçete desse do jaspion muito show ...

João do caminhão 31 de março de 2010 às 21:47  

Excelente postagem, Jaspion foi o herói da minha infância.
E mesmo sendo um programa infantil tinha momentos bem assustadores, lembro de um episódio em que McGaren queria formar um exército com os jovens de Tóquio e para isso ele os aliciava com bastante dinheiro transformando-os em criaturas gananciosas, lá pelas tantas os jovens começam a bradar em coro: "Sou um animal, sou um animal".
Isso sem contar o episódio em que Jaspion mata o McGaren decepando o braço do mesmo, no final ele é revivido pela bruxa Kiuza num ritual bem assustador.
Certamente um programa assim não passaria na TV aberta nos dias politicamente corretos de hoje.

Gustavo 2 de abril de 2010 às 00:54  

Amigo por favor se informe para não fornecer informações não veridicas aos seus leitores.
"Desencadeando todo um gênero na TV brasileira, Jaspion se tornou o responsável pela invasão de seriados de super heróis e monstros, vindos da terra do sol nascente"
Isso é no mínimo um absurdo ! Se você tem mais de 35 anos, certamente sabe que antes do jaspion, passou aqui Ultraseven, Ultraman e etc, que fazia muito sucesso com a garotada, daí a vinda de mais um seriado japones.
Por favor se informe.
Um abraço

Paulo Almeida Prado 2 de abril de 2010 às 08:57  

Gustavo, eu tenho menos de 35 anos, tenho 23.

Porém, eu sei de tudo isso, e você está errado. Antes de Ultraseven e Ultraman, tivemos o National Kid na tv brasileira (além de coisas que passaram depois de todos esses, mas antes de Jaspion, como Spectreman).

Mas o que quis dizer foi a respeito da invasão de tokusatsus nos anos 80, entendeu? Principalmente na Rede Manchete! Até então, os seriados japoneses eram exceção, e depois de Jaspion viraram mania e parte fundamental da grade de diversos canais!

Mas obrigado pelo comentário, abraços!

junior 2 de abril de 2010 às 11:56  

Bons tempos, boas coisas!!!!!!!!!Jaspion, Jiraya e Jiban. Os melhores!!!!!hauauaua

Fábio Escorpião 24 de maio de 2011 às 15:54  

Que demais relembrar Jaspion!!!!!!!!!!! *grita pulando na cadeira*

Ainda hoje to baixando os episodios para relembrar as alegrias da infancia e me emocionar muito!!!

Foi muito curioso ver o Daileon do tamanho da gente e ele entre os monstros sentados esperando a gravação da cena, hahahhaah.

Um abraço, fera!!!

Paulo Almeida Prado 30 de maio de 2011 às 21:58  

Valeu pela visita e pelo comentário, Fabinho

Abraços

Anônimo 25 de maio de 2012 às 20:56  

Cara e muito bom assisti jaspion ate hoje vejo pela internet sou muito fã deles! eu faltava aulas pra assisti os episodio dele pela rede manchete, eu tinha 9 anos éhoje tenho 29 anos é não mim canso de assiste, conheço a historia do começo ao fim de tanto assisti, hoje os desenhos não presta pra nada! ass: ROBERTO

Paulo Almeida Prado 26 de maio de 2012 às 01:15  

Roberto,

concordo, é um clássico!

Valeu pela visita

Flavio Vinicius 13 de outubro de 2013 às 20:30  

Alguem sabe me dizer qual a estatura exata do Jaspion ??

Adoro ele.

Flavio Vinicius 13 de outubro de 2013 às 20:32  

ALguem pode dizer qual a estatura do Jaspion ? Pois os japoneses não costumam ser altos, queria saber se ele é mediano ou baixo...

Anônimo 4 de janeiro de 2014 às 19:32  

Muito massa esse seriado.

Tenho todos os seriados japoneses da saudosa manchete, se quoserem baixar jaspion e outros com jiraia, kamdm rider, cahngeman, etc procure o site chamado tokuschool, site foda e tudo de graça, de fã para fã.

vcs sabiam que o ator que interpretou jaspion e professor de mergulho que era sua maipr paixão, pois cpm a grana que ele ganhou montou sua escola de mergulho em okinaua.

e o melhor se vcs quiserem comprar a armadura completa do jaspion , tem um site muito legal que faz toda ela cpm o mesmo material que os cosmaker da serie faziam e ema custa hpje 2400 dilmas e vc pode dividir em ate 12x, alem dela tem jiraia, jiban, e todos os outros

Anônimo 4 de janeiro de 2014 às 19:48  

Ia me esquecendo o site que vende as armaduras do jaspion e todos os outros herois japoneses e : COSPLAYSA

ele vende tambem so os capacetes, estou faz do a minha coleçao ja comprei do jaspion, kamem rider black, jiraia, shadow moom, macgarem, cada uma sai por 450 a 600, mas se ligue os meses bom çra comprar e janeiro , junho e novembro, pois foram meses que copreiem promoçao , comprei cada 1 a 300.

A minha ultima comprei em novembro, comprei outra do jaspion por 450,00 pois essa pedi pra ele fazer nun capacete pra moto, rsrsrs, engraçado onde paro com a moto, seja nos sonais, shoping, estacionamento, todos pedem pra tirar foto com o jaspion motociclista, me singo o proprio, estou juntando uma grana pra junho comprar a completa de borracha pra poder usar e sair pra ver como o pessoal ira reagir

Anônimo 29 de novembro de 2014 às 03:41  

Poxa!Também gostava muito do Jaspion,no momento estou assistindo um dvd que meu colega de trabalho me emprestou com os episódios completos ate a morte de Sá tangos,que saudades da minha infância aqueles e que eram desenhos legais.

Anônimo 26 de maio de 2015 às 15:31  

Puxa! Muito louco relembrar o Jaspion! Um clássico . Adorava fica lo imitando. Tbm pegava bem com o daylion e os Montrso assustadores!!!!! Muito obrigado por nos dar este presente!!

Anônimo 26 de maio de 2015 às 15:34  

Muito da hora rever o jaspion! Adorava imitar ele!também pegava bem com o daylion e os monstros assustadores!!!! Valeu ae por nos fazer relembrar!!!!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP