sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dossiê ColorScreen: Alvin e os Chipmunks!

Um dos maiores sucessos atuais do show business. Essa é uma boa maneira de definir o grupo de três irmãos esquilos cantores, "Alvin e os Esquilos", cujos filmes foram hits nos anos de 2007 e 2009. Mas sabia que essa história já tem 51 anos? Vamos conhecer um pouco do grupo a seguir, em mais um Dossiê ColorScreen!

Tudo começou no ano de 1958, quando o multi artista Ross Bagdsarian (cantor, compositor, pianista, ator e produtor musical) resolveu dar uma reviravolta em sua carreira. Até então, havia obtido certo sucesso na área musical, mas nada de muito destaque. Usando o nome artístico de David Seville, criou um grupo de esquilos cantores, que causariam uma reviravolta em sua vida.

O grupo, nomeado como "Alvin and the Chipmunks" era composto por três irmãos esquilos com temperamentos bem diferentes. Enquanto o líder da banda, Alvin, era esquentado, briguento e de personalidade forte, Simon era o intelectual e tímido do grupo e Theodore era o caçula, dengoso e ingênuo. Usando uma então revolucionária tecnologia de alteração de rotação nas músicas, Bagdsarian fazia todas as vozes dos personagens. Em pouco tempo, a banda atingiu enorme sucesso, indo parar no topo das paradas musicais mais notáveis dos EUA, como o ranking da Billboard!

Com a repercussão dos personagens, logo a turma de esquilos ganhou uma série animada. Em 1962 estreava "The Alvin Show", onde diversas músicas dos LP's eram interpretadas pelos personagems em animação! Os irmãos contracenavam com o próprio criador, que interpretava o papel de David, pai adotivo dos Chipmunks, além de fazer todas as vozes dos esquilos. Abaixo, um clipe do desenho, com o primeiro sucesso do grupo, "The Witch Doctor", que ganhou inúmeros remixes e versões ao longo do tempo, além de um Grammy pela inovação da obra:



A série durou dois anos e os personagens continuaram sendo sucesso com suas músicas, até que em 1972, Ross Bagdsarian sofria um infarto, falecendo precocemente aos 52 anos. Então, suas criações ficaram em inatividade por algum tempo, até que anos mais tarde, em 1983, viria uma nova injeção de sucesso! Sob a tutela de Ross Bagdsarian Jr., o novo desenho animado do grupo seria lançado.

"Alvin and The Chipmunks" conseguiu revitalizar a franquia! A série duraria sete anos, sendo exibida pelo canal NBC; e, ao longo de tantas temporadas, sofreria algumas alterações. As primeiras fases mostravam a convivência dos esquilos com seu pai adotivo David, além de personagens como suas namoradas Brittany, Jeanette e Elanor. Em sua última temporada, a série foi renomeada como "Chipmunks Go to The Movies", e passou a focar em sátiras de sucessos de Hollywood. Abaixo, você confere a abertura dessa temporada, com paródias de filmes como "Indiana Jones", "Tubarão", "Batman" e "Star Wars", entre outros:



A versão anos 80 do grupo fez enorme sucesso em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil, quando foi exibido nos programas "Xou da Xuxa" e "TV Colosso", na década seguinte, com o nome "Alvin e Os Chipmunks". Então, anos mais tarde, como é comum neste mercado, estava na hora de ressucitar de novo a franquia! Para isso, nada melhor que investir em um novo mercado: filmes de Hollywood!

Em 2007, "Alvin e os Esquilos" chegaria aos cinemas, contando a mesma história das séries anteriores. Jason Lee interpretava David, o músico que adota os três irmãos (criados digitalmente) e resolve transformá-los em astros pop. O filme fez um sucesso até inesperado, arrecadando um total de 360 milhões de dólares, seis vezes mais que seu orçamento. Em 2009, viria a sequência, "Alvin e os Esquilos 2", que fez ainda mais sucesso (orçado em 75 milhões de dólares, arrecadou 442 milhões em todo o mundo). Ah, claro, terceira parte da nova franquia já foi anunciada! Será em 3D, lançada pela 20th Century Fox em dezembro de 2011.

Eu ainda não vi os filmes, mas lembro muito bem da série animada dos anos 80. Quando era criança, "Alvin e Os Chipmunks" era um dos meus desenhos preferidos! E você, gosta dos personagens? Lembra do desenho, acompanha os filmes?

Não deixe de comentar e conferir as atualizações do ColorScreen no Twitter!

3 comentários

Michele Lima 9 de abril de 2010 às 22:11  

Sabe hoje até entendo o sucesso deles, mas na época do Xou da Xuxa eu não gostava nem um pouco. Ainda não assisti ao filme, mas depois deste post fiquei com vontade!

Paulo Almeida Prado 9 de abril de 2010 às 22:16  

Eu gostava do desenho no Xou da Xuxa, mas nao tinha tido a menor curiosidade pra ver o filme...ate escrever esse post, agora tbm fiquei curioso! hahahaha

Obrigado pela visita!

Paulo Almeida Prado 9 de abril de 2010 às 22:16  

Eu gostava do desenho no Xou da Xuxa, mas nao tinha tido a menor curiosidade pra ver o filme...ate escrever esse post, agora tbm fiquei curioso! hahahaha

Obrigado pela visita!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP