terça-feira, 13 de julho de 2010

Top de Aniversário: lugares preferidos da infância!

Existem pessoas que tem aversão a datas comemorativas, como Natal e Aniversário. Eu não sou desse tipo; pelo contrário, acho que cada ocasião, mesmo que simbólica, tem sua importância e merece ser comemorada. Estou falando isso porque amanhã, dia 14 de julho, é meu aniversário. Faço 24 anos, e como sempre em tal ocasião, gosto de relembrar coisas do meu passado e etc. Daí, resolvi escrever algo mais pessoal aqui, aproveitando o aniversário, e dando uma chance de você saber um pouco mais da minha vida. É o Top ColorScreen: meus lugares preferidos na infância!

Ah, antes de começar a lista, um aviso: talvez você estranhe a ausência de lugares como clubes e campinhos de futebol, mas é isso mesmo! Embora eu sempre tenha sido uma criança ativa, que gostava de brincar e etc (fiz por vários anos natação e futebol) tudo isso ficava em segundo plano, quando se tratava de preferências. As minhas sempre pendiam para o lado cultural! E quem me conhece sabe: isso persiste até hoje! Vamos à lista:

Locadora de filmes: numa época em que a TV por assinatura era algo bem raro, inacessível na maioria das cidades, as locadoras tinham seu auge. Então verdadeiras minas de ouro, no meio da década de 90, tais estabelecimentos eram uma das maiores diversões da classe média brasileira. Cada grande produção de Hollywood que chegava às locadoras era um verdadeiro acontecimento, antecipado por muita expectativa. Muitas vezes, alugar a fita (claro, VHS!) de um grande filme era sinônimo de semanas ou até meses na fila de reservas, aguardando sua vez chegar. E eu também, ao lado de minha irmã (três anos mais nova), esperava com ansiedade a vez de alugar o novo desenho Disney, ou uma comédia recém-lançada (um exemplo é a adaptação pra cinema de "Os Flintstones", em 1994, que esperei várias semanas para poder alugar, e quando o fiz, assisti o filme umas três vezes seguidas!).

Biblioteca: desde muito pequeno, leitura era meu passatempo preferido. Aprendi a ler cedo (com três anos), e a partir daí, sempre tive livros e gibis como grandes amigos. Meu lugar preferido na escola era a biblioteca, lia um ou mais livros por dia. E eu morei boa parte da minha vida perto da biblioteca municipal da minha cidade, Santa Bárbara d'Oeste. Resultado: passava muitas tardes lendo, numa sala infantil, deitado em puffs no chão, lendo livros e gibis. Muito do que sou hoje em dia devo a pessoas que, através de suas obras, me acompanharam por toda a vida, desde a infância, como Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ziraldo, João Carlos Marinho e mestres como Mauricio de Sousa, Walt Disney, Monteiro Lobato e muitos outros!

Lojas de brinquedos: outra coisa que sempre gostei muito. Desde pequeno, adorava jogos de tabuleiro e bonecos, de todos os tipos: heróis, personagens de desenhos, bonecos genéricos e etc! E quando eu tinha uns oito, nove anos, passava um bom tempo numa loja grande do meu bairro, com 03 andares, onde praticamente tudo que existia em termos de brinquedos era possível se encontrar! Na grande parte das vezes, não comprava coisa alguma, mas não ficava nada chateado com isso, pelo contrário! Só a chance poder ver os brinquedos novos, em suas embalagens novinhas, já era muito legal! E claro, de vez em quando, o prazer de juntar algum dinheiro e comprar alguma coisa legal também era sensacional! Tempos bons, quando com 12 reais era possível comprar um boneco do desenho dos X-Men ou um Power Ranger que virava a cabeça, como esse da foto!

Locadora de videogame: no começo dos anos 90, com a popularização dos consoles da geração 16 bits, Super Nintendo e Mega Drive, uma moda surgia. As locadoras de games! Com toda a exuberância de suas máquinas novinhas, televisões 14 polegadas recém lançadas e dezenas (ou até centenas!) de títulos para cada sistema de jogo! Além da chance de levar os jogos para casa, havia também a possibilidade de jogar na própria locadora, pagando quantias mínimas como 50 centavos ou 1 real por hora de jogo. A criançada da época se reunia para disputas infinitas de jogos como "Street Fighter", "Mortal Kombat", "Killer Instinct", "Road Rage" e muitos outros hits de então. Eu nunca fui de ficar nas locadoras jogando, mas como tinha o console da Nintendo, e não tinha muitos jogos em casa, quase todo fim de semana passava em alguma locadora e trazia jogos novos para me divertir! Foram horas e horas jogando aventuras com Mario, Superman, X-Men ou então vibrando nos jogos pirateados "International Superstar Soccer", versão "Campeonato Paulista" e "Campeonato Brasileiro", entre outros. E, a exemplo das locações de filmes, também havia fila de espera. Ah, dois meses esperando para poder levar para casa o jogo do filme dos Power Rangers, inesquecível!

Cinema: essa nem precisa explicar, né? Sempre amei cinema, e me divertia muito lendo sobre isso, esperando filmes vindouros, descobrindo notícias sobre o mundo da sétima arte e etc, mesmo com pouca idade. Desde a minha primeira ida ao cinema, com "Hook: A volta do Capitão Gancho", ver filmes na tela grande era sempre um acontecimento; muitas vezes eu passava meses esperando certas estréias, como "Toy Story", "Power Rangers: O Filme", "Rei Leão", "Space Jam" e muitos outros clássicos dos anos 90.

É muito legal, após 24 anos de vida e 01 ano e pouco de ColorScreen, fazer essa reflexão. Ver que uma infância feliz reflete em um adulto feliz, que faz o que gosta e que mantém todos esses hábitos (sim, além da minha ligação com cinema, ainda leio muito, gosto de videogame e coleciono bonecos/action figures!). Muito obrigado pela sua amizade, que participa do blog, lendo, opinando e muito mais!

E você, como era sua infância? Que tal compartilhar isso comentando? E também visite o ColorScreen no Twitter!

22 comentários

Jayck 13 de julho de 2010 às 21:38  

Cool ! O.o
Parabéns Paulo pelos 24 anos e pelo Color Screen" , bela infância heim !lembra a minha época . . he he ! Bjos !

O Ah não 13 de julho de 2010 às 22:41  

Paulo o/ Excelente post,só mesmo o sendo o teu aniversário pr'eu acessar o teu blog...Enfim,parabéns e até o ano que vem :)

Paulo Almeida Prado 13 de julho de 2010 às 23:15  

Jackeline, muito obrigado! É esse o intuito do blog mesmo, relembrar coisas legais! :D

Beijos

Paulo Almeida Prado 13 de julho de 2010 às 23:16  

O Ah Não, vulgo Marcus, ahhahahaha, valeu por acessar e pela lembrança!

Abraços

Chaves Papel 14 de julho de 2010 às 19:24  

Primeiramente parabéns pelos seus "23 anos + 1"! hahaaha

Eu que tenho 20 anos, tirando a falta do futebol na lista, frequentei todos esses lugares também.

Já aluguei muitos filmes em VHS, mas nunca ganhei uma multa por não rebobinar a fita. :P

Já tive vários brinquedos dos Power Rangers, dos Cavaleiros do Zodíaco, X-Men etc. Já tive, pq meu irmão mais novo quebrou eles, senão eu teria ainda.

E nos Fliperamas, você não ia?

Quando eu não jogava em casa com os meus amigos, eram neles que eu jogava Street Fighter, Mortal Kombat, International Superstar Soccer etc. Eu quase nunca alugava cartuchos de games.

No cinema, o meu primeiro filme foi O Corcunda de Notre Dame e o último foi Iro Man 2.

Enfim, eu também freqüentei os mesmos lugares que você.

Parabéns mais uma vez, pelo aniversário e pelo Blog.

Abraços!

Paulo Almeida Prado 14 de julho de 2010 às 22:19  

Pois é, 23 + 1...hahahahhah

é vdd, nunca recebi multa por nao rebobinar...

e nao, nunca frequentei fliperama, por aqui os que tinha, praticamente só tinha bandido, não dava pra criança ir...

mas mto obrigado pelos parabens e pela visita, abraços!

Unknown 15 de julho de 2010 às 23:23  

Queria compartilhar com vocês uma coisa que aconteceu (e está acontecendo) este ano.

Os meus lugares preferidos na infância são praticamente os mesmos que o Paulo postou, só que a Arcade de Video Games fica no topo.

Na minha infância, tinha uma na minha cidade que se chamava Virtual Games. Era A Arcade da época. Tinha todos os consoles, games e muito mais.

Com a chegada do computador as residencias, o movimento dessa Arcade começou a diminuir, então o dono foi obrigado a fechar. Pode imaginar a tristeza que eu e outros nerds da cidade ficaram.

Acontece que há uns quatro meses atrás, ela abriu novamente depois de uns doze anos fora de cena, com o mesmo dono, os mesmos títulos e agora com uma seção de HQ's e RPG.

Com certeza um dos grandes acontecimentos do ano até agora. Felicidade maior ainda é dar sempre passar lá depois do expediente para comprar algumas HQ's ou até mesmo conversar com a galera das antigas que também passa na Arcade de vez enquando.

Nostalgia pura!

Abraços,
Pedro Augusto - @pedroaugusto

Paulo Almeida Prado 16 de julho de 2010 às 03:56  

Pedro Augusto, poxa, muito legal isso! Bem que podia ser uma tendência, se todas as locadoras voltassem a existir...

Seria muito legal! De que cidade você é? Onde aconteceu isso?

Abraços, valeu pela visita!

Gui, Pastor 16 de julho de 2010 às 04:05  

Locadoras de Videogame que saudade!

Faltou só a casa do carinha que mestrava RPG Hahahahahaha

a casa da minha tia que tinha internet discada era meu top 2.

mas de verdade meu quintal onde eu fazia as bases secretas dos meus bonequinhos era meu verdadeiro paraiso.

Paulo Almeida Prado 16 de julho de 2010 às 06:15  

Gui, eu não inclui nada relativo a RPG pq não jogava!

Mas é vdd, quintal tbm era algo que eu gostava muito!

Valeu pelo comentário!

Unknown 16 de julho de 2010 às 12:39  

Paulo,

Eu moro na cidade de Lagoa da Prata, no interior de Minas Gerais.

A minha localização faz com que essas Arcades se tornem mais especiais ainda, porque coisas desse tipo só são mais acessíveis nas cidades maiores vizinhas.

Abraço.

Paulo Almeida Prado 17 de julho de 2010 às 22:20  

Ah sim, legal Pedro!

Zeca Rocêro 21 de julho de 2010 às 08:11  

Nossa, eu vou destoar de tudo aqui: nascido na roça em 1963, meus brinquedos eram bola feita de bixiga de porco ou meia, "esquiar" de conga pendurado no rabo do bezerro, fazer "pocinho" e puxar a água com vidrinho do "pozinho" da injeção, andar em 3 numa mulinha velha, pintar caracol com coloral, rodar peneira de café, imitar caminhão patinando na lama descalço após a chuva .... Em cultura: ler a cartilha, almanaques de farmácia (Jeca Tatu do Monteiro Lobato) e embalagens (poucas), ouvir música sertaneja no rádio ...... como fui feliz !!!! O que você fizeram na infância, parte faço hoje como colecionador. Mas me lembro que joguei River Raid no Atari. Inté e parabéns !!!!

Paulo Almeida Prado 21 de julho de 2010 às 11:24  

Poxa, Zeca, bem diferente mesmo da minha infância, mas imagino como deve ter sido legal essa época pra você!

Obrigado pelo comentário, abraços!

Germano 21 de julho de 2010 às 14:55  

Nossa! Temos muito em comum! Quando eu era criança, adorava ir à locadora de filmes e de videogames, biblioteca, lojas de brinquedos! Tive a melhor infância! Tenho vontade de reviver tudo de novo!

Unknown 30 de agosto de 2010 às 17:19  

me identifiquei mt com esse post
tb tenho 24 anos e vivi td isso,
excelente post. valeu.

Paulo Almeida Prado 30 de agosto de 2010 às 18:28  

Germano, pois é, também tenho saudades disso tudo!

Valeu pelo comentário!

Paulo Almeida Prado 30 de agosto de 2010 às 18:28  

Alexandre,

obrigado pelo comentário e pela visita, abraços!

MathCG (aka.Ninguém) 30 de agosto de 2010 às 21:50  

Carajo, man... Me arrepiei aqui. @_@
Foda, tenho 18 mas, passei por tudo isso tbm. Isso sim que era época boa para ser criança!
Perto da minha casa não tinha uma loja de três andares, mas tinha várias pequenas lojinhas (até camelôs) por perto. Show de bola ir, ver os brinquedos e comprar (quando dava) :D

Parabéns pelo post, cara! Tô lendo o dos medos infantis agora e já favoritei o blog o/

Paulo Almeida Prado 30 de agosto de 2010 às 21:54  

Ninguém,

pois é, essas épocas eram tão boas, né...e nem precisava comprar nada, só ver os brinquedos já era muito legal!

Obrigado pela visita e pelo comentário, abraços!

Anônimo 30 de agosto de 2010 às 23:19  

PArabéns cara tbm tenho 24 anos, e tbm tem uma lojá de tres andares aqui na cidade onde moro, até hj...
jogava muito nintendo na locadora, e brincava muito de bicicleta e carrinho de rolemã. Vivia com os dedos machucados por conta disso.

Nostalgia pura!!!

parabéns

Paulo Almeida Prado 30 de agosto de 2010 às 23:21  

Anônimo,

obrigado pela visita!

Abraços

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP