terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ratos Rock 'n' Roll: relembre o Esquadrão Marte!

Na indústria televisiva mundial, quando um conceito faz sucesso ao extremo, é inevitável que surjam produtos que seguem o mesmo rumo, prática chamada por uns de inspiração e por outros de plágios. Mas, em alguns casos, tais derivados conseguem também algum destaque ao lado de seus inspiradores. E esse é o caso do desenho que vamos relembrar a seguir!

Os anos 90 foram a década das "Tartarugas Ninja", que dominaram o mundo através de diversas mídias, como quadrinhos, cinema, vídeo game e claro, o principal, televisão. E, como comentei anteriormente, é claro, diversos desenhos parecidos surgiram. O que conseguiu maior repercussão (sem se igualar às Tartarugas, obviamente) foi o "Esquadrão Marte", protagonizado por três camundongos, vindos do planeta vermelho, agindo como humanos e combatendo o crime nas ruas de Chicago!

Vinnie, Modo e Bugias eram roedores apaixonados por motociclismo em sua terra natal, onde lideravam um grupo guerrilheiro, que visava defender seu planeta de uma invasão, comandada por uma raça inimiga. Após uma batalha, acabam caindo na Terra, e precisam descobrir como lidar com o cotidiano humano, além de enfrentar as ameaças de seu inimigo, o mafioso Bolacha (que usava uma máscara de aparência humana, para disfarçar sua origem alienígena; ele era integrante da raça que tentou invadir Marte). É claro que os três ratos biônicos (com implantes cibernéticos aplicados após a guerra em sua terra natal, como braços mecânicos e olhos cibernéticos) fazem isso sempre em cima de suas motocicletas, equipadas com armas e preparadas para enfrentar as ruas da grande metrópole. Tudo isso ao som de clássicos do rock na trilha sonora, organizada pelo consagrado rockeiro Jeff Scott Soto.

Ao longo de 3 temporadas e 65 episódios, a série animada gerou diversos produtos, como as hqs norte americanas produzidas pela Marvel Comics (veja algumas capas aqui) e muitos outros (veja aqui). Porém, o maior sucesso foi a linha de brinquedos baseados nos desenhos. Sucesso de venda nos EUA, o Brasil também recebeu os bonecos dos ratos (ratos não, camundongos!) e seus inimigos, que foram febre na época de seu lançamento. Clique na foto abaixo para acessar um catálogo de todos os action figures do desenho:


Podemos também destacar o jogo para Super Nintendo baseado no programa. Com jogabilidade no estilo de "Rock n Roll Racing", o game (que leva o mesmo nome do desenho, "Biker Mice from Mars"), consistia em corridas de moto, onde você poderia sabotar seus adversários com socos, chutes e armas na pista, podendo também customizar e evoluir seus equipamentos de acordo com o desempenho nas pistas. O jogo foi, ao lado dos bonecos e de um álbum de figurinhas (que ilustra o parágrafo abaixo), o produto de maior sucesso da animação em terras brasileiras.

No Brasil, o desenho também fez grande sucesso, quando foi exibido pela Rede Globo (na "TV Colosso") e também pelo canal pago Fox Kids. A dublagem se destacou por imprimir a sua marca, incluindo referências ao imaginário cultural de nosso país (como trechos de músicas nacionais cantadas pelos personagens, por exemplo) e gírias tipicamente brasileiras.

Ficou com vontade de rever o desenho? Confira abaixo o primeiro episódio de "Esquadrão Marte":



Veja a continuação do episódio nos links a seguir: parte 2 e parte 3.

Para ser sincero este desenho nunca foi um dos meus preferidos, mas é um dos mais requisitados no ColorScreen, sempre recebo pedidos para escrever sobre, então esse post é dedicado a todos vocês, fãs que queriam matar a saudade dos ratos motoqueiros!

E você, gostava de "Esquadrão Marte"? Qual o próximo desenho que você quer relembrar? Mande sua sugestão nos comentários! E não se esqueça também de seguir o ColorScreen no Twitter!

11 comentários

Diego Leite 3 de novembro de 2009 às 22:31  

Muito bom!! Um desenho que formou meu carater, e influenciou meu vocabulario na epoca!!
"Qualé seu paspalho? Rapa fora daqui antes que eu te desça o sarrafo!!" - trecho de uma peça da escola, filmada *vergonha*

Anônimo 4 de novembro de 2009 às 16:12  

Faltou mencionar que a trilha sonora foi gravada pelo grandissimo Jeff Scott Soto

Paulo Almeida Prado 4 de novembro de 2009 às 16:30  

diego,

ahuhauuhauhahuauhuha disponibiliza isso no youtube!

Paulo Almeida Prado 4 de novembro de 2009 às 16:30  

FtelipeTenor,
obrigado pelo comentário, acrescentei essa informação no post!

camisetasirritantes 5 de novembro de 2009 às 01:48  

Gostei da matéria, parabéns Paulo, eu lembro desse desenho, volta e meia vejo seu blog e acho coisas interessantes q relembra minha infâcia, abraços do seu amigo Alberto!!!



falowwwsss

Paulo Almeida Prado 5 de novembro de 2009 às 02:03  

alberto, valeu! :D

Unknown 5 de novembro de 2009 às 18:57  

Paulo! Seu fodastico... Meus parabens!

Anônimo 5 de novembro de 2009 às 18:58  

Paulo... seu fodastico. Meus parabens *-*

Unknown 14 de novembro de 2009 às 19:16  

O jogo era muito bom, joguei demais com meu irmão.

-> http://volcap.blogspot.com

Paulo 9 de maio de 2011 às 21:27  

nossaaaa!!!eu tinha um action figure do rato com braço mecanico e nem sabia de onde era esse action!!!Valeu por me resolver esta dúvida!!!

Paulo Almeida Prado 11 de maio de 2011 às 14:21  

hahah legal, xará!

valeu pela visita, abraços

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP