sábado, 21 de novembro de 2009

Pryde of the X-Men: a primeira animação da equipe de mutantes!

Há algum tempo, fiz um artigo sobre "X-Men: The Animated Series", o desenho animado que marcou época nos anos 90, influenciando muitos, inclusive eu, a gostar da equipe de mutantes da Marvel Comics. Porém, o que muita gente não sabe é que esta não foi a primeira animação envolvendo os personagens!

Em 1989, um projeto de série com a equipe foi lançado. Consistindo em um primeiro programa, que daria origem a uma série, "Pryde of The X-Men" contava a chegada da adolescente Kitty Pride à escola comandada por Charles Xavier. A produção foi realizada pela Toei Animation, companhia japonesa responsável por desenhos como "Transformers" e "G.I. Joe - Comandos em Ação" e conta com a narração da lenda viva Stan Lee, retratando uma batalha contra os "malvados comandados por Magneto". Assista a seguir, legendado em português!



obs: para continuar assistindo, acesse os seguintes links > parte 2 e parte 3


Repare que o tom dessa animação é outro, muito mais voltado para o humor e aventura, como os desenhos da época, do que para o realismo, ficção científica e ação, como nas séries seguintes dos X-Men ou nas adaptações para cinema. Um bom exemplo dessa abordagem é o destaque dado ao mascote de Kitty, com um animal servindo de alívio cômico, ao exemplo de muitos desenhos da época. A personalidade dos heróis e vilões é bem definida, bem polarizada entre o bem e o mal, sem nenhuma insinuação de profundidade nas personalidades, sendo algo bem simples mesmo. E, os fãs com certeza notam, diversos personagens estão bem diferentes dos quadrinhos, tendo suas origens e personalidades modificadas (como o caso mais marcante: nessa versão, Wolverine não é canadense e sim australiano).

Tudo isso foi fundamental para o projeto ter sido cancelado, ficando só nesse primeiro episódio mesmo. No mercado norte-americano, a produção foi lançada em VHS e não teve continuação na TV. Já em nosso país, a animação nunca foi exibida oficialmente, seja em televisão ou home-video, mas foi aproveitada pela Editora Abril em uma edição especial da linha Marvel, na verdade uma quadrinização, usando os frames do desenho como quadrinhos (a capa dessa edição ilustra o parágrafo acima).

Alguns anos depois, em 1992, com outra proposta, visual, personagens e etc, finalmente a equipe de mutantes emplacaria seu desenho, visando um público mais adulto (curiosamente, Kitty Pryde, protagonista nessa obra, ficou de fora na nova versão, sendo substituída por Jubileu). Mas "Pryde of The X-Men" é um capítulo importante na saga dos heróis, que merece ser relembrado!

O que você achou da animação? Comente! E não se esqueça também de seguir o ColorScreen no Twitter!

7 comentários

Anônimo 25 de novembro de 2009 às 20:01  

foi como vc disse oque se destaca nos personagens são as personalidades ,exemplo q mostrou nesse video foi do wolverine , que nào conseguiram trazer essa personalidade para o cinema.

mas enfim! que pena q naum fizeram mais daria uma otima série

parabéns plo post muito bom!

Paulo Almeida Prado 26 de novembro de 2009 às 05:19  

obrigado pelo comentario!

eu tbm queria que tivesse existido uma série disso :D

Anônimo 28 de novembro de 2009 às 04:23  

Interessante... aquele arcade dos Xmen - de 2 telas e 6 jogadores - foi baseado nessa animaçao

guibergue 25 de janeiro de 2010 às 22:12  

Uma beleza sou um fã antigos dos
x-men e a primeira vez que vi eles foi em um episodio do desenho chamado amigos do aranha anos fiquei louco naquela epoca era uma criança

Renver 6 de setembro de 2010 às 10:28  

A movimentação do desenho é excelente...

mas as coisas acontecem muito rápido....

eu acho que o desenho dos X-men dos anos 90 merecia um remake eim...

Renver 6 de setembro de 2010 às 10:48  

outra coisa que s enota é a ausência da Jean...

bom quando o desenho foi feito ela tava morta ainda (devido aos acontecimentos da saga da Fenix Negra)

Paulo Almeida Prado 9 de setembro de 2010 às 00:10  

Renver, concordo com você!

E é verdade, a Jean não aparece por isso mesmo!

Obrigado pelo comentário!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP