sábado, 31 de outubro de 2009

Especial Halloween: Clube do Terror e Goosebumps!

Como antenado/a em cultura pop, provavelmente você, visitante do ColorScreen, já saiba. Mas hoje, dia 31 de outubro, é uma data especial para a cultura norte-americana, e, conseqüentemente, para os assuntos que abordamos aqui: o Halloween!

Desde sua origem, em rituais pagãos nos primeiros anos da Era Cristã, até os dias de hoje, o Dia das Bruxas se destaca, pela sua peculiar mistura do macabro com o humorístico, o satírico e inusitado. A maior maneira de difusão de tal data foi feita pela indústria cultural norte-americana, que constantemente retrata a comemoração em suas obras cinematográficas, televisivas e etc.

Como já falei recentemente sobre filmes de terror (não deixe de conferir o post que revela as faces desconhecidas dos astros do cinema de horror, aqui!) e de medos (veja também o post sobre medos da infância, aqui!), agora vou falar de duas séries de TV de terror juvenil, que ficaram marcadas na memória de quem foi criança nos anos 90: "Clube do Terror" e "Goosebumps"!

Clube do Terror: Em todo começo de episódio, um grupo de amigos, integrantes da turma que dá nome ao programa na versão brasileira (o original é "Are You Afraid of The Dark?", ou "Você Tem Medo do Escuro?"), se juntava ao redor de uma fogueira, em um camping, para contar histórias de terror. Ao começar a narração, o integrante do clube sempre seguia um ritual, atirando um material na fogueira para aumentar as chamas e dizendo as seguintes palavras: "Submetida à aprovação da Sociedade da Meia-noite, chamo a esta história, o Conto do...".

As histórias giravam em torno de fantasmas, paranormalidade, casas mal assombradas, aliens, vampiros, bruxas, maldições e etc, sendo sempre ligadas a temas sobrenaturais e muitas vezes adaptações de contos do folclore de países da América do Norte e Europa, geralmente com um final feliz, sem tragédias ou fatos chocantes. Ao término da história, geralmente algum integrante do grupinho se assustava, sendo motivo de piada pelos amigos, encerrando o episódio.

A série foi realizada no Canadá pelo canal Nickelodeon, tendo cinco temporadas, de 1991 a 1996 e foi exibida no Brasil na 2ª metade da década de 90, pelo canal de origem e também pela Record. Relembre a seguir a abertura de "Clube do Terror"!



Goosebumps: Um dos maiores fenômenos literários dos anos 90 foi a coleção "Goosebumps". Com mais de 300 milhões de livros vendidos, o norte-americano R. L. Stine fez fama e fortuna ao desenvolver uma série de livros reunindo pequenos contos de terror (a palavra "goosebumps" significa "arrepio, calafrio"), voltados para o público infanto juvenil .

E é claro, como tudo em literatura que faz sucesso de público, o universo de Stine ganhou uma adaptação. Em três temporadas (1995 a 1998), a série"Goosebumps" era uma antologia de terror, com uma temática um pouco mais realista em algumas ocasiões (se compararmos a série citada anteriormente) abordando desaparecimentos trágicos de pessoas, sequestros, mistérios relativos ao destino de famílias inteiras e etc, abordados de maneira leve, sem deixar de lado também o sobrenatural e o místico (como em episódios protagonizados por vampiros, lobisomens, múmias e muitos outros personagens clássicos do horror).

No Brasil, a série foi exibida durantes anos pelo antigo canal Fox Kids e também pela Rede Globo (por volta de 1996/1997, dentro do programa "Angel Mix") e os livros estão disponíveis para compra, confira aqui. A seguir, a abertura da série, com a participação do criador R. L. Stine (homem que aparece no começo, com a maleta cheia de papéis):



Seguindo a tradição de séries como "Além da Imaginação" e "Amazing Stories", "Clube do Terror" e "Goosebumps" conseguiram, através de seu foco no público infanto juvenil, conquistar seu espaço entre as grandes antologias de terror da história da TV!

Você lembra das séries e de algum episódio ou susto que levou? Qual era sua preferida? Não se esqueça de comentar e também de seguir o ColorScreen no Twitter!

3 comentários

Honey MustanG 31 de outubro de 2009 às 03:16  

krak lembrei de bons momentos na frente da televisão

Kira 22 de janeiro de 2010 às 14:33  

Cara, eu amava essas duas séries de terror, assisti a maioria dos episódios <3

Rafael Kaen 31 de outubro de 2012 às 10:54  

Além da imaginação é mais ficção que terror, não gosto de clube do terror por dois motivos: as histórias são sem pé nem cabeça e tiraram Ultraman Tiga do ar pra colocar isso aí.
Goosebumps eu via na Fox kids e apesar de não assustar nada, até curtia as histórias!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP