sábado, 6 de junho de 2009

Marcelo Gastaldi: o homem que deu voz ao Chaves!

Apesar de haver um certo desgosto do público em relação a dublagem (na maioria dos casos), existem muitas exceções, principalmente na TV, com filmes e séries cuja versão brasileira foi um dos aspectos mais marcantes. E, com certeza, o maior exemplo disso é o caso de "Chaves" e "Chapolin", que inclusive, na minha opinião, supera o já brilhante elenco mexicano. Nesse artigo conheceremos um pouco mais sobre Marcelo Gastaldi, o dublador dos protagonistas das séries de Chespirito no Brasil!

Nascido em 1945, Gastaldi se formou ator, fazendo pequenas participações em seriados e novelas nas décadas de 60 e 70. Porém, o reconhecimento e o sucesso profissional viria pelo seu trabalho por trás das câmeras.

Marcelo era diretor de dublagem e dublador na empresa paulistana Maga (o nome é derivado de suas iniciais), parceira da TVS/SBT. A firma, na verdade uma cooperativa de atores da dublagem, realizava todas as versões brasileiras dos filmes, séries, desenhos e programas estrangeiros exibidos pela emissora de Silvio Santos, nos anos 80 e começo dos 90.

O elenco reunido por Gastaldi na Maga foi um caso único de junção de talentos no mesmo lugar. Podemos citar diversos exemplos, como a voz do Quico, Nelson Machado, Cecília Lemes - Chiquinha, Carlos Seidl, encarnando Seu Madruga e muitos outros. Além de "Chaves" e "Chapolin", protagonizados por Gastaldi, o cast fez diversos outros trabalhos juntos, como por exemplo a versão brasileira do filme "A Vida de Brian", do grupo britânico de humor Monty Phyton, ou a primeira versão brasileira de "Snoopy" (que depois, quando saiu do SBT, foi redublada no Rio de Janeiro, e quem fez o papel de Charlie Brown, antes dublado por Gastaldi, foi o ator Selton Mello!).

Nesse vídeo, disponibilizado pelo produtor musical do SBT Mário Lúcio de Freitas em seu canal no youtube, podemos ver Marcelo Gastaldi ensaiando uma esquete de humor. O vídeo conta também com Mário Vilela, a voz do Senhor Barriga. É muito curioso ver a imagem de dois atores marcados fortemente pela voz. Para conhecer o homem que deu voz ao Chaves, assista aí:



Gastaldi faleceu precocemente, aos 50 anos, em 1995, por causas não esclarecidas (existem sites que informam que foi por diabetes, outros por pneumonia, outros dizem que foi um atropelamento). Mas, mesmo não mais presente, seu legado é inquestionável e marcou milhões de pessoas no nosso país! Muito obrigado e parabéns, Marcelo Gastaldi!

Confira também o post sobre a marcante trilha sonora de Chaves, também produzida pelos estúdios Maga! É só clicar aqui!

4 comentários

marumaki 10 de junho de 2009 às 14:58  

Muito bom o trabalho de pesquisa para este post! Tem várias curiosidades que eu não conhecia ainda...
Acho que vale a pena citar que o Nerdcast 46 é uma entrevista justamente com o Nelson Machado, dublador do Quico. O cara é uma simpatia e além de contar diversas histórias sobre a dublagem do Chaves, fala um pouquinho sobre o Marcelo Gastaldi também.
Abraços!

Paulo Almeida Prado 10 de junho de 2009 às 20:09  

é vdd, bem lembrado!

pra quem quiser, tem uma ótima entrevista com o dublador do quico, nesse link:

http://jovemnerd.ig.com.br/nerdcast/nerdcast-46-nao-se-misture-com-essa-gentalha/

Fernando 30 de janeiro de 2010 às 21:56  

cara, parabens pelo blog, sou um leitor assiduos de blog e por isso acabei encontrando o seu... a respeito deste "post", tive a necessidade de informar que eu conheci o "tio" Marcelo, e estudei com o filho do meio dele, e frequentei muito a casa dele, lembro dele até hoje imitando o chaves nas festas de aniversario do pessoal do prédio. todos ficamos muito tristes com a sua partida mas ele sempre será lembrado todas as vezes em que assistimos o SBT.

abração!

Fernando

Paulo Almeida Prado 30 de janeiro de 2010 às 23:02  

poxa, fernando, mto obrigado!

mto legal essa história, pena que ele foi mto cedo pro céu! =/

abraços!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP