sexta-feira, 26 de junho de 2009

Jean Charles, hoje nos cinemas! Crítica e impressões sobre o filme!

Logo no começo do ColorScreen, escrevi um post contando um pouco dos bastidores do filme "Jean Charles", falando sobre minha experiência na produção (fiz assistência de casting no longa), e mostrando algumas fotos das filmagens. Agora, com a estréia do mesmo, volto a tocar no assunto, deixando a minha impressão pessoal sobre o longa, que já assisti.

Como todos devem saber, o filme é inspirados em acontecimentos reais envolvendo a morte de Jean Charles de Menezes, mineiro da pequena cidade de Gonzaga. Menezes vivia em Londres, trabalhando, quando, em 22 de julho de 2005, foi morto pela polícia inglesa. O departamento policial alegou ter confundido o brasileiro com um terrorista, fato que não tem justificativa nenhuma. Para se informar um pouco mais, clique aqui para assistir um vídeo da BBC, relembrando o caso.

Quando a realização do filme foi anunciada, muitas pessoas questionaram o motivo do projeto, alegando, entre outras coisas, a pouca importância de Jean Charles no contexto nacional. Na verdade, Jean se tornou um símbolo do tratamento que os brasileiros (assim como pessoas de outras nacionalidades) recebem, ao viver em um país desenvolvido, trabalhando em funções que os nativos não aceitam. E é nisso que está um dos grandes méritos do filme, que usa a história de Jean como signo para o brasileiro que tenta a vida no exterior

Rodado na Inglaterra e no Brasil, a obra não é algo apelativo, que se foca na tragédia da morte do personagem, usando isso como chancela para sensacionalismo. Selton Mello vive o personagem título, e é mostrado não como um santo, e sim como um ser humano comum, que se esforça para ganhar a vida, se envolvendo inclusive em esquemas de falsificação de passaportes e vistos (o que acaba de vez com as preocupações de pessoas que cogitavam que o filme tentaria tornar Jean em uma figura irreal e santificada). Ao mesmo tempo em que usa o jeitinho brasileiro, com muito bom humor ao lidar com situações ao lado de Alex (Luiz Miranda, roubando a cena com seu talento para a comédia), o mineiro lida com os conflitos entre suas primas Patrícia (Patrícia Armani, prima de Jean Charles na vida real, que interpreta a si mesma) e Vivian (Vanessa Giácomo), insatisfeita com a situação em Londres. A trama é focada na recém-chegada Vivian, que é auxiliada por Jean, já acostumado com a rotina na capital inglesa.

Sim, o longa também tem momentos pesados, e isso tem explicação, claro. Seria um erro ignorar o momento da morte do personagem, ou mostrar isso como algo leve. Não, isso não acontece, a cena é forte e o filme tem uma face de questionamento, de ir contra o fato dos autores do crime não terem sido punidos. Porém, o diretor Henrique Goldman acerta o tom, e não transforma isso em circo, mas sim numa homenagem a um brasileiro que lutava pela sua vida, como todos nós.

Confira o trailer:



E claro, é legal analisar o filme, falar das filmagens, mas o mais importante não é isso. Devemos que lembrar que, por trás dessa história, há um inocente assassinado e um crime absurdo, impune até hoje. A interpretação de Selton Mello ajuda a conhecer um pouco mais de um brasileiro conhecido por apenas uma tragédia, romper com o estigma de um personagem da vida real retratado sempre com a mesma foto 3x4, sem maiores dimensões humanas. Portanto, que esse longa metragem sirva de instrumento para várias coisas, como relembrar o mundo duma tragédia acontecida com um brasileiro trabalhador, e, principalmente, a punição dos culpados.

"Jean Charles" estréia hoje, sexta-feira dia 26, nos cinemas de todo o Brasil. Assista, mesmo que você tenha uma opinião pré-concebida sobre o fato de tal trama ser alvo de um filme. E depois, coloque sua opinião aqui embaixo, nos comentários!

Não se esqueça também de seguir o ColorScreen no Twitter!

Related Posts with Thumbnails

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP